Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/07/2010 - 08:03

Porto do Rio Grande elimina passivo ambiental

O Porto do Rio Grande deu iníciono dia 13 de julho (terça-feira), pela manhã, ao processo de remoção e destinação final do produto tóxico Ascarel (bifenila policlorada), armazenado em seu armazém de cargas perigosas, o A5, localizado no Porto Novo. A empresa paranaense WPA Ambiental, Indústria, Comércio e Serviços Ltda, contratada através de processo licitatório, é a responsável pelo transporte e destinação dos resíduos e materiais tóxicos.

O óleo Ascarel é proveniente de transformadores desativados que eram utilizados para abastecimento de energia elétrica do Porto Novo. Desde seu armazenamento, de forma adequada no armazém de cargas perigosas, iniciou-se um processo licitatório para a remoção do produto. No entanto, duas das três licitações abertas não tiveram interessados.

Conforme o supervisor de Operações da WPA, Helio Leandro Noin, o processo de remoção iniciou com a drenagem do Ascarel dos nove transformadores desativados, sendo o resíduo armazenado em tonéis de metal certificados pelo Inmetro. Também foi realizada a drenagem do Ascarel que estava depositado em tambores plásticos para os tonéis metálicos, adequados para realizar o transporte. Além do Ascarel também serão removidos do porto os nove transformadores, tonéis com roupas e equipamentos que tiveram contato com o produto e a areia e serragem que estavam depositadas embaixo dos transformadores como forma de contenção para qualquer tipo de vazamento. Toda a carga está estimada em 21 toneladas.

O transporte, que deve iniciar na tarde desta quarta-feira (14), será realizado por carreta adequada e sinalizada para este tipo de produto, devendo levar 15 horas para deslocar-se até a cidade de Pato Branco, no Paraná, onde a WPA possui uma planta recicladora. Lá os transformadores serão descontaminados e desmontados, passando por um processo de reciclagem, sendo posteriormente comercializado como sucata. Já o Ascarel e os demais produtos serão encaminhados para uma empresa no Rio de Janeiro que fará a sua incineração.

O chefe da Divisão de Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Porto do Rio Grande, Celso Elias Corradi, informou que com a destinação do Ascarel é eliminado um passivo ambiental do porto do rio-grandino. “Desde o processo de armazenamento e remoção do Ascarel temos agido de forma responsável não colocando em nenhum momento o Meio Ambiente em risco. Além disso, trabalhamos sempre cumprindo as determinações da legislação vigente”, salientou Corradi. |Alan Bastos

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira