Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/07/2010 - 09:43

Francesa Dalkia reduz em oito toneladas a geração de resíduos de papel no campus da Unisinos

Substituição de produtos diminuiu em mais de 4 milhões de metros lineares o consumo de papel.

A multinacional francesa Dalkia, divisão de energia da Veolia Environnement em parceria com a Electricité de France (EDF), reduziu, no ano de 2009, em oito toneladas a geração de resíduos de papel no campus da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), no Rio Grande do Sul. Ao todo, somente com a substituição de produtos, a empresa conseguiu diminuir o consumo de papel em 4,150 milhões de metros lineares no ano.

A Dalkia está presente na Unisinos desde 2003, quando iniciou os trabalhos de operação de infraestrutura. A partir de fevereiro de 2005, a empresa assumiu também toda a parte de gestão energética. "A missão da Dalkia é contribuir para o aprimoramento técnico, econômico e ambiental das instalações de nossos clientes. Assim sempre buscamos unir soluções em eficiência energética, utilidades e serviços ambientais", afirma Hamilton Quirino, diretor de operações da Dalkia.

Sempre com foco na otimização de recursos e sustentabilidade das instalações, a Dalkia busca, constantemente, oportunidades para aprimorar a operação, preservando o conforto dos usuários. No caso específico da Unisinos, pelo grande fluxo de pessoas, a Dalkia identificou a possibilidade de redução dos resíduos gerados a partir do consumo de papel, principalmente nos toaletes da instituição. "Apenas com a troca de alguns produtos utilizados, conseguimos resultados expressivos no prazo de um ano. Fechamos uma parceria com a empresa Melhoramentos e substituímos alguns produtos por materiais de melhor qualidade", afirma.

A substituição de um tipo de papel toalha, utilizado na secagem das mãos, pelo papel de melhor qualidade reduziu o consumo em 4.087.500 metros lineares. Já a troca do papel higiênico comum por um produto também de qualidade superior gerou uma redução de mais 63.200 metros lineares no consumo.

"Além de diminuirmos os resíduos em oito toneladas, aumentamos a qualidade do produto oferecido, o que influencia diretamente no conforto dos usuários e garante a qualidade da infraestrutura disponibilizada. Outros ganhos são a redução no número de sacos de lixo utilizados para destinação dos resíduos e a diminuição na quantidade de trocas dos rolos, com menor necessidade de mão de obra humana", afirma Quirino.

Dalkia - Subsidiária da Veolia Environnement e Electricité de France - EDF, a Dalkia é líder na Europa em prestação de serviços energéticos para empresas públicas e privadas. Desde a criação, tem como foco a otimização energética e ambiental. A Dalkia responde às necessidades de seus clientes com soluções completas e personalizadas de conforto e eficácia energética, incluindo gestão de redes de calor, unidades de produção de energia e de fluidos, serviços de engenharia e manutenção de instalações energéticas, serviços técnicos ligados ao funcionamento de empreendimentos terciários e industriais. No Brasil, a Dalkia está presente há 10 anos. Os principais setores atendidos são shopping centers, hospitais, empreendimentos corporativos, instituições de saúde e educação. Em 2009, a Dalkia registrou um faturamento de R$ 220 milhões no País.

Unisinos - A Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) é mantida pela Associação Antônio Vieira, denominação civil da Província dos Jesuítas do Brasil Meridional. Fundada há 38 anos, a instituição possui 1.010 professores (dos quais 86% são mestres, doutores e pós-doutores), além de aproximadamente 900 funcionários. Ao todo, a Universidade já diplomou cerca de 65 mil estudantes.

Em 2004, tornou-se a primeira universidade da América Latina, e uma das cinco do mundo, a receber a certificação ISO 14001, concedida a organizações comprometidas com o ambiente natural.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira