Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2010 - 09:13

Yuny pratica consumo consciente

A Yuny Incorporadora criou a Semana do Planeta Yuny para exercitar ações de sensibilização e engajamento junto aos seus colaboradores.

Pensando na importância do consumo consciente, uma vez que esse instrumento pode provocar diversos impactos na natureza, na economia, na sociedade, ou seja, em nós mesmos, a Yuny Incorporadora em parceria com a Lynx - consultoria de responsabilidade social especializada em projetos socioambientais e comunicação responsável - criou a Semana do Planeta Yuny – em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, com cinco ações de sensibilização e engajamento junto aos colaboradores da empresa. Marcos Yunes, presidente da empresa, comenta que no primeiro dia da ação foram colocados nas mesas de cada um dos funcionários um balão biodegradável com sementes de árvores nativas e um folder explicativo. “Convidamos a todos para descer a rua, e soltamos os balões em homenagem ao dia do meio ambiente. Após a revoada todos participaram do plantio de uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica na calçada na sede da Yuny”.

Durante a semana, também foi aplicado um teste de Consumo consciente, onde os colaboradores puderam verificar seus hábitos de consumo e entender que tipo de consumidor é. Marcelo Yunes, CEO da Yuny, fez questão de ressaltar a importância dessa ação e o quanto o Teste do Consumidor Consciente, desenvolvido pelo Instituto Akatu com o objetivo de detectar o nível de consciência dos consumidores brasileiros, foi fundamental para que cada pessoa dedicasse alguns minutos de seu tempo para refletir sobre suas atitudes de consumo. “Espero que todos os nossos colaboradores entendam a grandiosidade dessa ação e como um exercício repassem às pessoas de seu convívio a importância do consumo consciente”.

Além disso, a empresa fechou parceria com a ONG Iniciativa Verde para plantar algumas mudas em áreas de mata ciliar, com acompanhamento de dois anos. A ONG possui como compromisso compensar emissões de gases do efeito estufa (GEE) emitidos por atividades do homem – do simples ato de dirigir um carro aos mais sofisticados processos industriais – com o plantio de árvores em matas ciliares que estão à espera de reflorestamento. Essa iniciativa faz com que as árvores absorvam carbono da atmosfera e preservam o solo, a água e a biodiversidade.

O que é consumo consciente? . O Instituto Akatu explica que a compra é apenas uma etapa do consumo. Antes dela, temos que decidir o que consumir, por que consumir, como consumir e de quem consumir. Depois de refletir a respeito desses pontos é que partimos para a compra. E após a compra, existe o uso e o descarte do que foi adquirido. Ainda neste contexto, basta refletir por alguns instantes para concluir o quanto consumimos diariamente, exemplo disso: a água e a eletricidade, que em nossa rotina funciona como um coringa. Então, consumo consciente é consumir levando em consideração os impactos provocados pelo consumo. É um consumo com consciência de seu impacto e voltado à sustentabilidade.

Só para se ter ideia, a falta de água de boa qualidade provoca diversos males. De acordo com o Akatu, entre 1995 e 2000, só no Brasil, ocorreram 700 mil internações hospitalares por doenças relacionadas à falta de água e saneamento básico. “Portanto, quando você fecha a torneira ao escovar os dentes, ao se ensaboar no banho e ao lavar a louça, você está praticando um ato de consumo consciente, um ato que terá um impacto positivo sobre a sociedade porque ajudará a preservar água para os outros; terá um impacto positivo para a economia porque adiará a necessidade de novos investimentos no setor; terá um impacto positivo sobre a natureza porque não estará pressionando as nascentes; e terá um impacto positivo para você, que vai economizar na conta de água”, esclarece o Instituto.

“O consumo consciente é uma contribuição voluntária, cotidiana e solidária para garantir a sustentabilidade da vida no planeta”, Instituto Akatu.

Perfil da Yuny – A Yuny Incorporadora iniciou sua trajetória em 1996 e, ao longo de 14 anos de atuação, já possui em seu portfólio 51 empreendimentos, tanto residenciais como comerciais, com VGV contratado de R$ 5 bilhões e 2 milhões de metros quadrados construídos e em construção. No segmento residencial, a empresa é voltada ao público de médio e alto padrão. Reconhecida pelo mercado pela agilidade em desenvolver projetos de sucesso, a Yuny encerrou 2009 com um VGV de R$ 750 milhões, o maior de sua história.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira