Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2010 - 09:25

Laboratório Teuto realiza coleta seletiva através do Comitê de Desenvolvimento Sustentável do Teuto


Ação quer conscientizar os colaboradores para a preservação do Meio Ambiente

Papel, plástico, vidro e metal. No Laboratório Teuto todos esses materiais tem um destino certo, a reciclagem. A ideia da empresa é ajudar a construir um mundo melhor, conscientizando seus funcionários da importância de preservar o Meio Ambiente. A iniciativa do Comitê de Desenvolvimento Sustentável do Teuto - CODES - é simples e eficiente. Basta apenas separar e depositar os resíduos nos vasilhames apropriados, de onde serão recolhidos e transportados para a Central de Tratamento de Resíduos.

Para facilitar o trabalho foram feitas caixas de papelão onde são colocados os papéis já utilizados e que seriam jogados no lixo. O utensílio fica a disposição do funcionário em sua mesa, e nos corredores foram colocados cestos para a coleta seletiva de papel. Cada colaborador e responsável por depositar o lixo produzido durante o seu expediente. Para completar o ciclo da reciclagem, todo o material dos cestos e das caixas é recolhido pela equipe de limpeza e encaminhado para a Central de Tratamento de Resíduos.

Segundo a analista de Meio Ambiente do Laboratório Teuto, Mônica Veloso, o trabalho é mais extenso, e alcança todos os pontos da empresa. "O refeitório é um destes locais onde disponibilizamos lixeiras. A quantidade de material reciclável ainda não é significativa e a intenção é incentivar e conscientizar os colaboradores. Já a indústria, outro local onde trabalhamos com a coleta seletiva, é o maior fornecedor de materiais recicláveis", afirma.

Parte dos resíduos recicláveis é doado para a Cooperativa de Catadores de Lixo de Anápolis (contribuindo para a renda dos cooperados) e o restante é vendido. A renda com os reciclados é utilizada pelo CODES para dar continuidade às ações feitas no Laboratório Teuto. Ou seja, em uma única ação o Teuto auxilia na preservação ambiental e ainda realiza um eficiente trabalho social.

Para Mônica, o processo de coletiva seletiva é bem aceito pelos colaboradores, tornando-os conscientes e preocupados com as questões ambientais. "A reciclagem já se tornou um hábito. Não temos problemas com os nossos colaboradores, pelo contrário, todos são bastante cooperativos. Quanto aos recém-contratados, ao fazer a integração explicamos como funciona o processo da coleta seletiva", explica.

Na indústria todo o material reciclado é levado para a Sala de Descarte, onde acontece a separação dos resíduos reciclados e dos perigosos como: resto de produção, produtos vencidos e reprovados. O material é encaminhando para a Central de Tratamento de Resíduos, os materiais perigosos são incinerados e os da reciclagem são separados de acordo com o seu grupo e montados em fardos. Todos esses procedimentos seguem as normas ambientais vigentes.

Mônica acrescentou ainda que o trabalho de coleta seletiva feito no Laboratório Teuto contribui com a preservação do Meio Ambiente e na conscientização dos funcionários. "O nosso intuito é fazer com que os colaboradores façam a coleta também fora da empresa, levando a proposta de preservação para dentro de sua casa. Hoje, o nosso trabalho vem conseguindo se destacar em outras áreas, chamando atenção de pessoas fora da empresa. Frequentemente temos recebido visitas de escolas e universidades para conhecer o processo realizado no Teuto. Essa é a prova da importância desta ação implantada na indústria", finaliza.

Todo esse processo pode ser feito na sua casa. Veja as dicas dadas pelo Laboratório Teuto e faça na sua casa:
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requeijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET,sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira