Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/07/2010 - 08:00

Parceria entre Ecofuturo e TNC incentiva ações corporativas de conservação da natureza

A parceria incentiva a criação de reservas privadas, destacando o compromisso ambiental das empresas .

Com o objetivo de atrair e ampliar o investimento privado para a conservação e proteção de importantes remanescentes de biomas brasileiros, o Instituto Ecofuturo e a The Nature Conservancy –TNC, lançam o Programa de Incentivo à Criação de Reservas Corporativas.

O Programa tem como objetivo incentivar empresas a criarem suas próprias áreas protegidas, através das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), e fazer desta iniciativa uma das principais demonstrações de responsabilidade ambiental corporativa e garantir, efetivamente, a conservação dos remanescentes da Mata Atlântica, Cerrado e outros biomas.

“A criação de RPPNs Corporativas é hoje uma das principais estratégias de sustentabilidade e compromisso ambiental adotadas por empresas, e a criação e gestão dessas áreas demonstram a pró-atividade das corporações com a promoção da conservação da natureza.”, ressalta Paulo Groke, Gerente de Projetos Ambientais do Instituto Ecofuturo, a respeito da importância do Programa.

“As reservas ambientais coorporativas são a demonstração do potencial apoio de empresas na proteção da biodiversidade, recursos naturais e geração de serviços ambientais, ou seja, são exemplos de responsabilidade socioambiental efetiva”, diz a coordenadora de terras privadas do Programa de Conservação da Mata Atlântica e das Savanas Centrais da TNC, Giovana Baggio de Bruns, explicando a importância do Programa de Incentivo à Criação de Reservas Corporativas.

As RPPNs são consideradas Unidades de Conservação, segundo o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), e ao criar uma Reserva Privada, a empresa, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento das áreas oficialmente protegidas, assume a mesma responsabilidade que o Estado ao gerenciar e manter uma Unidade de Conservação.

As RPPNs também possibilitam a promoção do envolvimento das populações do seu entorno, criando condições para a geração de trabalho e renda e o desenvolvimento local a partir do aprendizado e uso de tecnologias sustentáveis, estreitando a relação destes com a empresa.

As empresas interessadas tornam-se signatárias do Programa, chancelado pela TNC e Instituto Ecofuturo, mediante assinatura de uma Carta de Intenções, na qual demonstram seu compromisso em criar uma RPPN. Após a adesão, passam a usufruir dos benefícios criados exclusivamente para o Programa, de acordo com os termos e condições estabelecidos.[ www.ecofuturo.org.br/reservasecofuturo].

Instituto Ecofuturo -Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), o Instituto Ecofuturo celebrou 10 anos de realizações em 2009. Criado e mantido pela Suzano Papel Celulose, desenvolve projetos em parceria com instituições, empresas, poder público, pesquisadores, comunidade e universidades, nas áreas de educação e meio ambiente, com ênfase no desenvolvimento do ser humano e no respeito à natureza. Têm como missão gerar e difundir conhecimentos e práticas que contribuam para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade com indivíduos e grupos sociais.

Perfil- A TNC é uma organização mundial, líder na construção dos recursos naturais ecologicamente importantes para a natureza e as pessoas. Presente no Brasil desde 1988, tem a missão de conservar plantas, animais e ecossistemas que formam a diversidades de vida na terra, protegendo os recursos naturais necessários à sua sobrevivência. O programa de conservação para a Mata Atlântica e Savanas Centrais, estabelece parcerias com os diversos setores da sociedade a fim de proteger e restaurar áreas prioritárias dentro desses biomas. [www.nature.org/brasil].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira