Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

03/08/2010 - 09:32

Política Nacional de Resíduos Sólidos já é realidade em Rio das Ostras

Além de separar, tratar e reciclar o lixo, a cidade investe em educação ambiental.

A Política Nacional de Resíduos Sólidos sancionada no dia 02 de agosto (segunda-feira), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva já é realidade em Rio das Ostras, no Estado do Rio de Janeiro. A cidade é uma das poucas do estado que destina corretamente o lixo domiciliar e hospitalar. Rio das Ostras possui uma Central de Tratamento de Resíduos constituída por um aterro sanitário, galpão próprio de acondicionamento de pneus velhos, tratamento de lixo hospitalar e estação de tratamento de chorume. Além disso, está sendo construída uma Usina de Reciclagem de Entulho.

O município é um dos seis do Estado que possuem aterro sanitário licenciado pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA). Em uma área de 75 mil metros quadrados diariamente são processadas 70 toneladas de lixo por dia. O local está sendo ampliado pela segunda vez, foi preparado com tecnologia de ponta para impedir a contaminação do solo e de lençol freático.

Na Central de Tratamento de Resíduos há um espaço destinado a pneus que são recolhidos no comércio e pontos previamente cadastrados uma vez por semana. Todo o material recolhido pela Associação Nacional de Fabricantes de Pneus e reciclado.

Há uma área reservada ao tratamento do lixo hospitalar, que não é misturado ao lixo domiciliar. O material que vem de unidades de atendimento médico e de clínicas recebe tratamento adequado e diferenciado para evitar contaminação do meio ambiente e de quem manuseia o material.

Todo o material líquido é drenado do terreno e vai para um tanque onde recebe tratamento, é coado e filtrado. A água do chorume sai com 90% de pureza e é reutilizada no próprio aterro.

Está sendo concluída uma Usina de Reciclagem de Entulho dentro da Central de Tratamento. Uma área está sendo preparada para receber, tratar e reciclar restos de obras e de demolições como tijolos e concreto. O material será todo reaproveitado.

Rio das Ostras também conta com um Núcleo de Educação Ambiental, modelo para outros municípios da região. Além de trabalhar dentro das escolas municipais em torno de temas como a reciclagem, do reuso e do consumo consciente, desenvolve conceitos de sustentabilidade, contabilidade ambiental e coleta solidária. O Núcleo também desenvolve atividades voltadas para as comunidades com o objetivo de fomentar a participação popular na consciência ambiental.

O aterro sanitário foi construído em 2008, em substituição ao antigo “lixão” da cidade. A área, que estava degradada, recebeu mais de 3,5 mil mudas de árvores nativas e se transformou no primeiro Bosque de Neutralização de Gás Carbônico da região.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira