Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/08/2010 - 09:52

Alcoa é uma das fundadoras do Movimento Empresarial pela Proteção e Uso Sustentável da Biodiversidade

Companhias assinam compromisso de cooperação para criação de uma agenda positiva de conservação da biodiversidade.

A Alcoa une forças com outras grandes empresas, ONGs e associações para a criação do Movimento Empresarial pela Proteção e Uso Sustentável da Biodiversidade. A iniciativa, inédita no Brasil, pretende incluir ainda mais a biodiversidade nas pautas política e econômica do País.

O anúncio oficial aconteceu hoje, em São Paulo, com a presença da ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira. Na ocasião também foi assinada a Carta Empresarial pela Proteção e Uso Sustentável da Biodiversidade, compromisso de cooperação das empresas-fundadoras para criação de uma agenda positiva de conservação da biodiversidade.

“A participação voluntária da Alcoa nessa ação reforça ainda mais nosso compromisso pela conservação e uso sustentável da biodiversidade. Essa prática já está incorporada em nosso dia a dia, em nossas operações e relacionamento com a comunidade e entorno. Espero que nossa contribuição possa servir como exemplo e encorajar outras empresas a fazer parte do grupo”, diz Franklin L. Feder, presidente da Alcoa América Latina e Caribe.

As ações do Movimento estarão alinhadas à conscientização global promovida pela ONU-Organização das Nações Unidas, que declarou 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade Ecológica.

“Essa união é uma forma de incluir o Brasil no contexto mundial em defesa da biodiversidade, principalmente a partir da mobilização de grandes organizações que já têm a sustentabilidade em sua estratégia”, completa Feder.

O grupo empresarial conta com o apoio do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, GVces-Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getulio Vargas, FUNBIO-Fundo Brasileiro para a Biodiversidade, IMAZON-Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, IPÊ-Instituto de Pesquisas Ecológicas e Aberje-Associação Brasileira de Comunicação Empresarial.

Atuação intensa em prol da biodiversidade - A Alcoa busca a melhor forma de lidar com os impactos ambientais de suas operações ao longo do tempo, preservando a biodiversidade dos locais onde está instalada. Por meio de mapeamento e diálogo com as comunidades e governos, a Empresa adota programas que visam à conservação dos recursos naturais, melhorando suas condições de operação e rotina das comunidades vizinhas.

Em Juruti-PA, a Alcoa apoia (por meio de convênio de US$ 1 milhão com a CI-Conservação Internacional) o Corredor de Biodiversidade da Amazônia, ao Sul do município – área de 12 milhões de hectares. E todo o projeto da Mina de Juruti foi concebido com o propósito de obter bauxita revegetando a seguir as áreas mineradas com espécies nativas, causando o menor impacto possível e, ao mesmo tempo, contribuindo para a preservação.

Em Poços de Caldas-MG, a Alcoa utiliza o método de reabilitação ecológica, reintroduzindo o plantio de espécies nativas. As mudas são cultivadas em viveiros por meio da coleta de sementes de florestas da região, mantidos pela própria Companhia. A riqueza da biodiversidade pode ser observada em 13 hectares de área reabilitada: com a floresta, aos poucos os animais voltam a habitá-la.

Em Itapissuma-PE, os manguezais são preservados por controles internos de emissões de efluentes, evitando contaminação do solo, água e vegetação. Isso é importante para garantir a proteção de espécies em reprodução ou ameaçadas de extinção e beneficiar as populações humanas, enquanto oferece condições de subsistência e protege as áreas próximas contra erosão e enchentes. A Unidade de Itapissuma também investe na educação ambiental de seus funcionários; vigilância da propriedade para evitar acesso e extração ilegal de recursos naturais; e no plantio de mudas na região. Desde 1994já foram plantadas aproximadamente 25 mil mudas, mas a meta da Companhia é plantar 80 mil árvores até 2020.

Perfil- Há 45 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc, líder mundial na produção de alumínio primário, alumínio transformado e alumina. Além de haver inventado a moderna industria do alumínio, há 120 anos, a Alcoa prima pela inovação, contribuindo para o desenvolvimento dos mercados aeroespacial, automotivo, de embalagens, construção civil, transporte comercial, eletrônicos e industrial. Além de alumina e alumínio primários, a Alcoa fabrica produtos transformados, como laminados e extrudados, bem como rodas forjadas, sistemas de fixação, fundidos de superligas e de precisão, estruturas e sistemas para construções. Dispõe também de sofisticadas tecnologias em outros metais leves, como superligas de titânio e niquel. A Companhia possui 59 mil funcionários em 31 países e integra pela oitava vez consecutiva o Índice Dow Jones de Sustentabilidade. A sustentabilidade é parte integrante da Alcoa e está presente em todas as práticas, serviços e produtos oferecidos aos clientes, até porque, por ser infinitamente reciclável, o alumínio é a própria sustentabilidade em forma de metal, pois cerca de 75% de todo o alumínio produzido desde 1888 ainda continua em uso hoje em dia. A Companhia foi eleita por cinco vezes consecutivas uma das empresas mais sustentáveis do mundo no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça e é uma das fundadoras da Parceria Americana pela Ação Climática (United States Climate Action Partnership - USCAP), uma associação composta por importantes companhias e ONGs ambientais norte-americanas que lutam pela redução significativa das emissões de gases causadores do efeito estufa.

Na América Latina e Caribe, a Alcoa conta com mais de sete mil funcionários e opera em seis estados brasileiros - Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina - incluindo uma nova mina de bauxita, instalada em Juruti-PA. Possui operações também na Jamaica, Suriname e Trinidad & Tobago. Além das usinas de Barra Grande e Machadinho, no Sul do Brasil, a Alcoa participa nos consórcios das hidrelétricas em construção de Estreito, na divisa do Tocantins e Maranhão; e Serra do Facão, entre os estados de Goiás e Minas Gerais. Neste ano, foi incluída pela terceira vez consecutiva na lista das 50 Empresas do Bem, da revista Dinheiro. Em 2009 a Alcoa foi eleita uma das 20 empresas-modelo pelo Guia Exame de Sustentabilidade. Foi incluída pela nona vez entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, pelo Instituto Great Place to Work. Também foi uma das "empresas mais admiradas do Brasil", segundo pesquisa publicada pela revista Carta Capital; e destaque no ranking das 500 Melhores Empresas da revista Dinheiro. Foi reconhecida no Guia de Boa Cidadania Corporativa 2006, publicado pela revista Exame, nas áreas de Valores e Transparência e de Governo e Sociedade. [www.alcoa.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira