Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

31/08/2010 - 09:23

Rio Como Vamos disponibiliza em seu site resumo executivo do Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa da Cidade do Rio

Nova edição do estudo foi elaborado pela Coppe/UFRJ e servirá de instrumento para o município adotar medidas para a mitigação das emissões de poluentes .

Rio de Janeiro – O Rio Como Vamos está disponibilizando em seu site, para consulta, o resumo executivo do Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa da Cidade do Rio de Janeiro, elaborado pela Coppe/UFRJ e divulgado no último dia 13. O Rio é o primeiro município brasileiro a atualizar o estudo, fundamental para que se conheça o nível de emissões de gases poluentes e suas principais fontes. O documento disponibiliza as informações necessárias para balizar a Política Municipal de Mudanças Climáticas e de um plano de ação que contemple medidas objetivas a serem adotadas para a mitigação das emissões de GEE da cidade. No protocolo Rio Sustentável, lançado em novembro do ano passado e do qual o RCV é co-signatário, o município se propõe a reduzir a emissão de gases em 8% até 2012, 16% até 2016 e 20% até 2020, tendo como base os dados da atualização do inventário, referentes ao ano de 2005.

O inventário identifica o perfil da cidade quanto aos gases do efeito estufa gerados pelas atividades socieoconômicas no ano de 2005. Utilizou-se a metodologia para elaboração de inventários do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (Guia IPCC – 2006), adaptada para a escala municipal. Adicionalmente foram revisitados os valores do Primeiro Inventário da Cidade, referentes aos anos de 1996 e 1998, atualizando-se a metodologia para a utilizada no ano de 2005, de forma a permitir a comparação do perfil de emissões entre os períodos dos dois inventários. A coordenação técnica dos estudos foi dos professores da Coppe Emílio Lèbre La Rovere e Cláudia do Valle Costa.

O novo relatório mostra uma pequena redução do índice per capita de CO2 equivalente ao ano em relação a 1998. Na época do primeiro relatório, o Rio emitia 2,3 toneladas de CO2/hab ao ano. Em 2005, o índice era de 2,17. Na comparação com outras metrópoles do mundo, a cidade Janeiro apresenta um dos menores índices de emissões per capita de carbono. Nos Estados Unidos, por exemplo, Washington tem índice de 19,7 ton/hab/ano e Nova York, de 7,1. Pequim, na China, tem índice per capita de 6,9; Londres, na Inglaterra, de 6,2; Roma, na Itália, de 5,2; e Tóquio, no Japão, de 4,8. Entre os estados brasileiros, o Rio de Janeiro tem índice de 4,5; e Minas Gerais, de 6,38. A taxa no Brasil é de 9,4 ton/hab/ano.

De acordo com o inventário elaborado pela Coppe/UFRJ, o setor de energia representa 64% das emissões de gases tóxicos e o de resíduos, 31%. Dentro do setor de energia, transportes representa a maior parcela (64%). Já no de resíduos, a parte de resíduos sólidos urbanos (lixo) é o mais significativos (77% do total). O setor de indústria é responsável por 3% dos gases emitidos e o de agricultura, florestas e outros usos do solo, por 2%.

Resumo completo do Inventário de Emissões elaborado pela Coppe/UFRJ no link: http://www.riocomovamos.org.br/arq/resumo_executivo_120810.pdf

O protocolo Rio Sustentável, que descreve a Política Municipal de Mudanças Climáticas, também está disponível no site no link: http://www.riocomovamos.org.br/arq/rio_sustentavel.ppt

Rio Como Vamos - O Rio Como Vamos é um movimento de cidadania que propõe a mensuração e divulgação de indicadores da qualidade de vida no Rio de Janeiro. Sua meta é municiar a sociedade com informações para que ela possa exigir a melhoria nos serviços prestados pela administração pública. Inspirado no bem-sucedido Bogotá cómo Vamos – desenvolvido na capital colombiana há mais de dez anos e que é reconhecido naquele país como o programa responsável pela melhoria da qualidade de vida e pela eleição de uma seqüência de três prefeitos com bom desempenho – o movimento carioca foi lançado no dia 28 de agosto de 2007, por representantes da sociedade civil e empresários. Seu objetivo é mobilizar a população para fiscalizar a evolução da qualidade de vida na cidade.

A ideia nascida na capital colombiana se espalhou por outros países da América Latina, formando uma rede de cidades com objetivos comuns, como Cali, Cartagena e Medelín (Colômbia), Buenos Aires (Argentina), Lima (Peru), Quito (Equador) e Santiago (Chile). No Brasil, o movimento já está presente em 35 cidades, entre elas Rio de Janeiro, São Paulo – a primeira cidade brasileira integrante da rede, onde ganhou o nome de Nossa São Paulo: Outra Cidade –, Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador e Ilhéus (BA), Santos (SP), Vitória (ES), além de Niterói e Teresópolis (RJ).

O sistema de indicadores do Rio Como Vamos engloba 13 temas: Saúde; Educação; Transporte; Violência e Segurança Pública; Pobreza e Desigualdade Social; Meio Ambiente; Lazer e Esporte; Cultura; Habitação e Saneamento; Inclusão Digital; Trabalho, Emprego e Renda; Orçamento e Vereadores. Para se chegar a esses indicadores, o grupo técnico do movimento definiu uma série de critérios, tais como a forma como a população poderá utilizar as informações; a possibilidade de desagregação dos dados para que seja avaliada cada região e/ou bairro; a existência de uma série histórica; entre outros. A ideia é, a partir desses indicadores, mapear áreas da cidade e setores da administração pública que necessitam de mais atenção e investimentos. | www.riocomovamos.org.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira