Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/09/2010 - 06:49

Balsa e catamarã usados no recolhimento de madeira e lixo

Empresa do Guarujá conta com solução para poluição causada pelas garrafas pet e para o problema das árvores mortas nas hidrelétricas.

Uma balsa capaz de desmontar os temidos paliteiros, verdadeiras montanhas de madeira que descem os rios durante as cheias e ameaçam as usinas hidrelétricas, e um catamarã para recolher garrafas pet e algas em rios e lagos. É com essas novidades que a Aqualog Offshore, empresa do Grupo TWB, de Guarujá (SP), busca se transformar em referência na proteção ao meio ambiente aquático.

A balsa para desmontar, transportar e dar destino adequado e ambientalmente sustentável à árvores mortas, que se acumulam nos rios que abastecem as grandes hidrelétricas, terá 12 metros de largura e 40 de comprimento. Será capaz de transportar em seu convés mais de 150 metros cúbicos de madeira até o porto de destino, onde o material será selecionado, classificado e remetido ao cliente final. “Essas arvores são arrancadas pela erosão das margens durante as cheias dos afluentes ou ficam no fundo dos lagos de represas de usinas hidrelétricas. Acabam formando verdadeiras ilhas, chamadas de paliteiros, que boiam perigosamente em direção à barragem. Nosso equipamento é a solução para esse problema, que tanto aflige as empresas responsáveis pelas hidrelétricas, tanto pela questão ambiental quanto operacional”, diz o diretor da Aqualog, Walter Boschini Filho.

No convés da balsa, um guincho hidráulico super potente é capaz de agarrar troncos que estiverem boiando ou submersos. O mesmo equipamento fará a acomodação do material sobre o convés e o descarregamento no porto definido pelo cliente. “Essa madeira pode ter uma infinidade de aplicações. Esse trabalho de recolhimento ajudará a reduzir o desmatamento, ao mesmo tempo em que soluciona o problema da hidrelétrica”, continua o dirigente. “Imaginem uma imensa ilha de madeira boiando em direção ao vertedouro da hidrelétrica. Muitos equipamentos serão danificados”, acrescenta.

Garrafas Pet - Algas que causam problemas em rios e lagos e qualquer material de pequeno porte que polua a superfície desses mananciais, incluindo as garrafas plásticas do tipo pet, não são páreo para o catamarã desenvolvido pela Aqualog Offshore. A embarcação, de pequeno porte, conta com uma cesta que funciona como uma pá carregadeira. Ela navega por rios e lagos com facilidade, recolhendo os detritos e os acomodando em seu porão. O material, depois de recolhido, é levado à área ou porto de destino escolhido pelo cliente, onde pode ser separado e enviado para a reciclagem. “Podem ser recolhidos até 800 quilos de garrafas pet por viagem” diz Walter Boschini, entusiasmado com o projeto. “Trata-se de um problema sério, de alto impacto ambiental, para o qual esse equipamento é a grande solução”, continua. O dirigente informa que a empresa está procurando entidades ambientalistas interessadas em participar desse projeto, agregando ao trabalho a reciclagem e a educação ambiental.

A Aqualog foi fundada pelo grupo TWB em 2008 e tem expertise na área naval, atuando em operações de apoio offshore, no afretamento de embarcações e no transporte de equipamentos, operários e materiais para grandes obras civis e navais. É certificada com selo de qualidade ISO9001, ISO14001, ISO18001.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira