Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/09/2010 - 07:03

Umicore mostra tecnologias para reciclagem durante a 5ª edição da Exposucata

Durante o evento, a empresa vai apresentar os diferenciais de seus processos de reciclagem para baterias recarregáveis e celulares, catalisadores industriais e automotivos

A Umicore, uma das principais empresas de reciclagem do mundo, marca presença, pela primeira vez, na Exposucata 2010 (Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem), que vai acontecer entre os dias 28 e 30 de setembro no Centro de Exposição Imigrantes, em São Paulo. Na oportunidade, a Umicore mostra em seu estande, as tecnologias para reciclagem de sucata eletrônica, catalisadores industriais e catalisadores automotivos.

No País, a Umicore iniciou um estudo para destinação ambientalmente correta de baterias recarregáveis e celulares em 2005. Desde então, a empresa realiza parcerias com escolas, fabricantes de produtos de informática e operadoras de telefonia móvel, entre outras, para incentivar a coleta e reciclagem desses materiais. “Desde que começamos esse trabalho no Brasil, já enviamos para a nossa fábrica na Bélgica aproximadamente 200 toneladas de sucata eletrônica, que foram recicladas. Desta maneira, incentivamos a conscientização da população para um destino ambientalmente correto desses produtos exauridos. Além disso, promovemos um ciclo auto-sustentável com o retorno dos metais recuperados para a produção de novas baterias recarregáveis, entre outros”, explica Ricardo Rodrigues, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Umicore.

Processos de reciclagem - Para reciclagem de baterias recarregáveis, a Umicore trata as baterias, em sua planta em Hofors, na Suécia, por meio do processo patenteado VAL’EASâ, que não necessita de pré-processamento já que as baterias são depositadas por inteiro em um forno, onde se inicia o processo de fundição. A parte plástica da bateria é utilizada como fonte de energia. Após esta fase, a parte metálica, que forma uma liga de vários metais, é enviada para refino onde os diversos metais são separados. A parte não-metálica e que não se queimou é recolhida em uma escória que é utilizada como agregado para concreto. “Os gases do processo passam por um forno de pós-combustão que os reduz a gases inertes. Por fim, estes gases passam por um lavador para a retirada de eventuais impurezas”, complementa Rodrigues.

Já a reciclagem de celulares e placas de circuito impresso acontece na planta da Umicore, em Hoboken, na Bélgica. “Em uma primeira etapa, os materiais passam por um processo de trituração e homogeneização. Do material resultante, são sacadas amostras para determinação da composição química do lote. Na etapa seguinte, os materiais são enviados a um forno de alta temperatura, onde a parte orgânica é queimada e os metais se concentram em uma fase líquida. Após retirados do forno, os metais concentrados em lingotes seguem para separação e refino. As escórias, já sem metais, são utilizadas como agregado para concreto, que é mais usado no setor de construção industrial”, afirma Rodrigues.

Essas tecnologias de reciclagem da Umicore confirmam o comprometimento da empresa com a sustentabilidade do planeta. No final do processo de reciclagem, a empresa emite o Certificado de Destruição, no caso de celular, e o Certificado de Reciclagem para baterias recarregáveis, comprovando ao cliente que os resíduos recebidos foram tratados com as melhores práticas de reciclagem e não foram descartados na natureza.

.[5ª Exposucata - Feira e Congresso Internacional de Negócios da Indústria da Reciclagem, dias 28, 29 e 30 de setembro de 2010 , das 13h às 20h, no Centro de Exposição Imigrantes , Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5 – São Paulo – SP].

Perfil- A Umicore é um grupo de tecnologia de materiais, tendo suas atividades centralizadas em quatro áreas de negócios: Materiais Avançados, Produtos de Metais Preciosos & Catalisadores, Serviços de Metais Preciosos e Especialidades de Zinco. Cada área de negócios está dividida em várias unidades de negócios direcionadas ao mercado, seja em produtos essenciais ao dia-a-dia ou aqueles que estão no topo de novos desenvolvimentos tecnológicos. A Umicore foca suas atividades em áreas de aplicação, onde seu conhecimento na ciência dos materiais, química e metalurgia faz a diferença. A área de Tecnologias Limpas (Clean Technologies – CT) é responsável por aproximadamente 50% da receita do Grupo. A Umicore investe cerca de 80% do orçamento da área de Tecnologias Limpas em P&D, desenvolvendo produtos tais como catalisadores para controle de emissões, materiais para baterias recarregáveis e fotovoltaicas, células de combustível e reciclagem de metais preciosos. O objetivo de criar valor sustentado da Umicore baseia-se em sua ambição de desenvolver, produzir e reciclar materiais de forma a cumprir sua missão: Materiais para uma Vida Melhor (Materials for a Better Life). O grupo Umicore tem operações industriais em todos os continentes, servindo uma base global de clientes. Em 2009, apresentou faturamento de EUR 6,9 bilhões e atualmente emprega 13.700 pessoas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira