Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/09/2010 - 10:17

Cabo Frio e Teresópolis comemoram o Dia da Árvore com o plantio de mais de 10 mil mudas nativas

Distribuição de plantas e integração com o “Dia do Clima” marcam as ações nas duas cidades.

Preocupadas com as questões ambientais, as Prefeituras das cidades de Cabo Frio e Teresópolis plantarão, juntas, mais de 10 mil mudas nativas no Dia da Árvore, 21 de setembro. Na cidade da Região dos Lagos, serão distribuídas para a população, na Praça Porto Rocha, mudas nativas para serem plantadas em suas residências ou nas calçadas próximas a estas. Já na cidade serrana de Teresópolis, o plantio de mil árvores será realizado pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil em parceria com o Instituto Terra de Preservação Ambiental (ITPA) e a Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) e contará com a participação de alunos da Escola Municipal Prof. Paes de Barros, localizada no bairro de Vila Muqui (Loteamento Smolka). A ação, intitulada “Dia do Clima”, terá início às 10h do dia 21.

No Dia da Árvore, será lançado, em Cabo Frio, o Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) e haverá palestras sobre a importância da arborização urbana para a qualidade de vida do cidadão. De acordo com Alcebíades Terra, coordenador geral de Meio Ambiente de Cabo Frio, a iniciativa é uma oportunidade de trabalhar junto à população e de, com o Dia da Árvore, chegar mais perto da meta de plantação das 150 mil mudas em toda a cidade: “Desde o início do governo Marquinho Mendes, assumimos um compromisso de plantarmos 150 mil mudas. Em cinco anos, já plantamos mais de 130 mil exemplares de vegetação nativa, substituindo até alguns que agrediam nosso ecossistema”, afirmou ele.

O diferencial de Teresópolis, por exemplo, é que a ação do plantio das árvores está integrada ao projeto ‘Contador de Árvores da Mata Atlântica’, da Secretaria Estadual do Ambiente. Além disso, o “Dia do Clima” tem como lema ‘Entre no clima no Dia C. Plante uma árvore!’. Esta é a segunda edição do Dia do Clima. Em 2009, foram plantadas 500 árvores na área da Pedra da Tartaruga, no Parque Natural Municipal Montanhas de Teresópolis. O local foi escolhido para recuperar as trilhas e o entorno da Pedra, que estavam bastante desmatados. Este ano, o Loteamento Smolka foi selecionado por uma medida de compensação ambiental pela construção de um prédio na Rua Heitor de Moura Estevão, que fica próxima ao bairro.

O Dia do Clima - O objetivo do Dia do Clima é promover o plantio do maior número de mudas nativas da Mata Atlântica no estado em apenas 24 horas, realizado durante todo o dia 21 de setembro, quando se comemora o Dia da Árvore. A Mata Atlântica, hoje, possui apenas 7% de sua cobertura original. Além de contribuir para a manutenção da biodiversidade e a preservação das nascentes, a floresta também é importante no combate ao aquecimento global. Isso mostra a relevância do projeto voltado para a recuperação da floresta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira