Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/09/2010 - 10:29

Cedae planta 51.280 árvores em um dia

Ação realizada no Dia da Árvore será encaminhada para o Guiness World Records.

A Cedae busca registrar mais um recorde mundial no Guiness World Records (livro dos recordes) como empresa que mais plantou árvores de mata atlântica em um só dia nas margens de um rio. No data em que se comemora o Dia da Árvore e o “Dia C – Carbono Zero – Rio 2016”, a Cedae conseguiu o feito de plantar 51.280 mudas de árvores típicas da Mata Atlântica no período de 4h às 16h de hoje.

O resultado da ação será encaminhado à comissão analisadora do Guiness, para registro do êxito do projeto. O plantio foi realizado nas margens do Rio Macacu, no distrito de Papucaia, município de Cachoeiras de Macacu. A região produz água utilizada na Estação de Tratamento da Cedae, Laranjal, que abastece os municípios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, região de influência do futuro Comperj, além da Ilha de Paquetá.

- A ideia é chamar a atenção da opinião pública e de outras empresas para o ‘Dia C – Carbono Zero – Rio 2016’ e estimular projetos semelhantes. Além de ser uma ação em prol do da qualidade do ar, do meio ambiente e da preservação de Matas Ciliares, que protegem nossos rios, também é mais um passo na direção dos compromissos acertados com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para o Rio 2016 – explicou o presidente da Cedae, Wagner Victer.

Com o plantio destas 51.280 árvores deverão ser absorvidas cerca de 9 mil toneladas de CO2 nos próximos 25 anos, o que é o equivalente à emissão de toda a frota da Cedae de cerca de três anos. As mudas foram plantadas por funcionários da empresa e por cerca de 150 apenados do regime semiaberto, integrantes do programa de ressocialização “Replantando Vida”, da Cedae. Em 2009, a companhia recebeu o título de empresa que mais plantou árvores no “Dia C”, pelo plantio de 11.021 mudas.

- Esta ação faz parte do Programa de Replantio de Matas Ciliares da Cedae, que, em parceria com o governo do estado, já plantou cerca de um milhão de mudas típicas de Mata Atlântica, desde 2008. O objetivo da companhia é alcançar a meta de três milhões de árvores ate o final de 2012 – destacou Victer.

Todas as mudas foram produzidas pela própria Cedae nas Incubadoras de Mudas das Estações Alegria, Guandu e Campo Grande. A secretária do Ambiente, Marilene Ramos, acompanhou os trabalhos. [Para mais informações e utilidade pública: www.cedae.rj.gov.br, ou ainda em banner lincado no Canal Fator Público neste Portal].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira