Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

23/09/2010 - 11:05

BNDES aprova projeto de R$ 2,5 milhões para reflorestamento da Mata Atlântica

Recursos irão para o Instituto Terra, criado pelo fotógrafo Sebastião Salgado.

O programa Iniciativa BNDES Mata Atlântica vai liberar R$ 2,5 milhões para o Instituto Terra reflorestar 155 hectares em Minas Gerais e Espírito Santo. O projeto prevê o plantio de espécies nativas em 50 hectares de mata ciliar na Fazenda Bulcão, em Aimorés (MG), e 105 hectares na Reserva Ecológica de Itapina, uma Unidade de Conservação da Natureza localizada em Colatina (ES).

Trata-se do primeiro projeto aprovado pelo Mata Atlântica, programa criado pelo BNDES para apoiar ações que visem à restauração florestal de áreas de preservação permanente ciliares e unidades de conservação no Bioma Mata Atlântica. Os recursos são não reembolsáveis.

Em linhas gerais, o programa apoia a manutenção da biodiversidade, da vegetação, fauna e do regime hídrico do bioma. Também apoia o estímulo à pesquisa, à difusão de tecnologias de manejo sustentável da vegetação e à formação de uma consciência pública sobre a necessidade de recuperação e manutenção dos ecossistemas.

Os projetos – O Instituto Terra, responsável pelos projetos aprovados pelo BNDES, foi criado pelo fotógrafo Sebastião Salgado. As iniciativas incluem a restauração de dois sítios de reflorestamento na bacia do Rio Doce, em região originalmente coberta por Mata Atlântica que, ao longo de décadas, foi sendo substituída por pastagens e lavouras degradadas. Atualmente, os fragmentos florestais remanescentes são raros, e os problemas com os solos e com o balanço hidrológico estão mais acentuados.

A Fazenda Bulcão, em Aimorés, tem 710 hectares de extensão e, até 1998, era usada para criação de gado, encontrando-se totalmente degradada. O projeto apoiado pelo BNDES consiste no enriquecimento da vegetação, aumentando a biodiversidade, de modo a aproximá-la do ecossistema original.

Os investimentos na Reserva Ecológica de Itapina, no município de Colatina, visam reflorestar seus 105 hectares, atualmente bastante degradados. O reflorestamento é de grande interesse ecológico para a região, pois a localidade abriga a nascente do córrego que abastece a população do distrito de Itapina. Além disso, a maior parte de sua área está desmatada e coberta por uma espécie de capim que dificulta a regeneração natural.

O apoio do BNDES ao projeto do Instituto Terra, portanto, tem como méritos a promoção de serviços ambientais, tais como conservação do solo, da biodiversidade e dos recursos hídricos e a captura de gás carbônico. Também capacitará mão de obra e gerará renda para a população rural do entorno da região, além do fortalecer a cadeia produtiva de sementes e mudas.

O Instituto Terra vem realizando experiências de reflorestamento com espécies nativas há 10 anos, na própria Fazenda Bulcão e em outros sítios. Para tanto, conta com um viveiro e desenvolve experimentalmente novas técnicas. As atividades de plantio, replantio e enriquecimento já atingiram mais de 1,5 milhão de mudas de espécies florestais da Mata Atlântica, plantadas em 425 hectares, o que representa 60% da área total da Fazenda.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira