Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2007 - 08:36

Brasil é o primeiro país da América do Sul a receber certificado LEED de emprendimento sustentável

A SustentaX - empresa de engenharia sustentabilidade - foi a responsável pela conquista do certificado internacional emitido pelo USGBC à agência do Banco Real por implantar técnicas sustentáveis.

São Paulo – Chega ao Brasil a primeira certificação LEED - Leadership in Energy and Environmental Design, critério que avalia edificações ambientalmente sustentáveis mais difundido do mundo. O empreendimento contemplado é uma agência bancária do Banco Real localizada na região da Granja Viana, na cidade de Cotia, na grande São Paulo. E a SustentaX - Engenharia de Sustentabilidade - foi a empresa que desenvolveu todo projeto de sustentabilidade e gerenciou o processo de certificação do USGBC - United States Green Buildng Council, entidade americana que desenvolveu o critério LEED.

O primeiro “Green Buildng” do Brasil e também da América do Sul foi certificado na categoria LEED-NC (Novos Edifícios Comerciais ou grandes projetos de renovação). A Agência que recebeu a classificação Prata atendendo aos pré-requisitos e exigências de todas as categorias avaliadas pela organização, que são: Sustentabilidade do Espaço - 8/14, Racionalização do Uso da Água – 5/5, Eficiência Energética – 4/17, Sustentabilidade dos Materiais – 6/13, Qualidade Ambiental Interna – 6/15 e Inovação – 4/5.

Algumas características que levaram a agência bancária se tornar o único empreendimento na América do Sul a ser certificado pelo LEED: Sustentabilidade do espaço - Terreno selecionado dentro de um local onde já existia infra-estrutura (rede de água, eletricidade, ruas pavimentadas, etc.), evitando a geração de novos impactos ambientais;Terreno localizado em área de alta conectividade com a comunidade. Funcionários e clientes dispõem de 23 tipos de serviços num raio de 800 m. (Ex.: locadora de vídeo, restaurante, supermercado, farmácia, posto de gasolina etc.). Oferta de transporte Público - a existência de 5 pontos de ônibus em um raio de 400 metros no entorno da agência estimula a utilização desse meio de transporte como forma alternativa para reduzir os impactos causados pela grande circulação de automóveis.

Foi desenvolvido e concretizado um Plano de Controle de Sedimentação e Erosão para a construção; 25.5% do terreno da agência são áreas verdes; Vaga de estacionamento preferencial para transporte solidário; Vaga de estacionamento preferencial para veículos com baixa emissão ou consumo eficiente; Foram utilizados materiais e equipamentos sem CFC e HCFC que não contribuem para a destruição da camada de ozônio e para o aquecimento global.

Racionalização do uso da água - 100% da água para irrigação provêm de reaproveitamento e tratamento; 85% do consumo de água potável da agência foram reduzidos em função das medidas de racionalização, reaproveitamento e captação de águas de chuva; Destinação de águas servidas. - as águas servidas (lavatórios) são infiltradas ou tratadas no próprio local; Sistemas hidráulicos sustentáveis - as águas pluviais, as águas de infiltração e de esgoto são tratadas sem o uso de energia e de substâncias químicas de efeito residual;Torneiras com sensores e bacias sanitárias de alta eficiência com duplo fluxo de funcionamento, reduzindo o consumo de água.

Eficiência energética - Integração do projeto de arquitetura com os de iluminação e de ar condicionado - reduzir os gastos na compra e operação de equipamentos de ar condicionado e iluminação, devido à redução de carga térmica; Redução do calor proveniente de áreas não cobertas. - o projeto combinou áreas sombreadas com materiais de alta refletância solar reduzindo em 84% o calor proveniente de áreas não cobertas, resultando em uma eficiência energética 15% superior a um projeto convencional; Os sensores de presença desligando a iluminação após desocupação do ambiente também reduzem os gastos energéticos.

Utilização de energia renovável - utilização de painéis fotovoltaicos que contribui para a redução da demanda energética nacional e para os gastos com a conta de iluminação; Treinamento de pessoal com base no manual de operação e manutenção dos sistemas; Redução das necessidades de iluminação artificial - gastos energéticos reduzidos para propiciar ambiente mais agradável devido à iluminação natural.

Sustentabilidade dos materiais: Minimização de resíduos - 77% do lixo e do entulho da construção foram reutilizados e reciclados a fim de ampliar a vida útil de aterros sanitários diminuindo o impacto sobre o meio ambiente; Separação, armazenamento e coleta de materiais recicláveis na agência, desde a fase da construção; 72% da madeira utilizada somos certificadas pelo FSC (Forest Stewardship Council); 59% dos materiais utilizados na construção tiveram origem em um raio de menos de 800 km, proporcionando a redução da poluição, do desgaste de rodovias e pneus, menospoluição atmosférica, menos combustíveis fósseis; 17% de todos os materiais empregados são de rápida renovação na natureza (10 ou menos anos).

Qualidade ambiental interna: Qualidade do Ar - o gerenciamento do ar durante a construção minimizou o impacto da construção sobre a equipe de obras e vizinhança; Prevenção da poluição antes da ocupação - garantia da qualidade do ar interior durante a fase operacional, com impacto direto em produtividade, bem estar e conforto dos funcionários e Clientes da agência; Proibição de fumo dentro do empreendimento. - visa minimizar a exposição dos ocupantes à fumaça de tabaco e manter a qualidade interna do ar; Os materiais utilizados possuem baixo índice de COVs (compostos orgânicos voláteis), não foram empregados anti-corrosivos e anti-ferruginosos, preservando a saúde de funcionários da obra e ocupantes da agência; Os carpetes utilizados possuem baixo índice de COVs (compostos orgânicos voláteis), preservando a saúde dos instaladores, funcionários e clientes da agência; Ventilação Adicional - o número de trocas de ar dentro da agência é 30% maior que o mínimo estabelecido em norma visando diminuir problemas respiratórios, alérgicos e menor disseminação de gripes; 78% dos ambientes internos da agência têm acesso à iluminação natural e vista externa, criando espaços internos mais agradáveis.

Perfil da SustentaX: A SustentaX - Engenharia de Sustentabilidade - desenvolve projetos de sustentabilidade social e ambiental a fim de contribuir para a sustentabilidade competitiva dos negócios dos seus clientes. Aplica em empreendimentos as práticas de projeto, construção, operação e manutenção para melhorar o desempenho e reduzir os impactos negativos à sociedade e meio ambiente. Para a empresa, empreendimentos sustentáveis são aqueles que harmonizados com o meio ambiente e com a comunidade de sua influência oferecem o melhor retorno para seus investidores e proprietários e menores custos e melhores saúde, conforto e produtividade para seu ocupantes.

A SustentaX é membro do USGBC – United States Green Building Council e possui profissional acreditado por esta organização para a execução dos trabalhos de orientação, treinamento, inspeções e preparação da documentação para certificação de acordo com os critérios do LEED – Leadership in Energy and Environmental Design.

Desenvolve programas de Sustentabilidade Competitiva para empreendimentos dos seguintes tipos: A) Programa de Sustentabilidade Competitiva para Empreendimentos Existentes, onde o objetivo é obter o maior grau possível de Responsabilidade Social Corporativa, sem comprometer a competitividade do empreendimento, podendo ou não chegar a uma certificação por um organismo internacional independente B) Desenvolvimento de Empreendimentos Verdes, dentro de critério que permita uma certificação internacional, para novos empreendimentos ou para empreendimentos sujeitos as grandes reformas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira