Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2010 - 07:53

Water Port recebe certificado ISO 9001

Contratada em 2002, a empresa é a responsável por tornar a margem direita do Porto de Santos autônoma em água potável e esgotamento sanitário.

Responsável pelo licenciamento ambiental, projetos, obras e operação do novo sistema de saneamento da margem direita do Porto de Santos, a Water Port recebeu no dia 16 de setembro deste ano o certificado ISO 9001:2008 de Sistema de Gestão de Qualidade pelo escopo “Abastecimento de Água Potável e de Reuso e Tratamento de Esgoto na Margem Direita do Porto de Santos”.

A certificação foi bastante celebrada dentro do Grupo Andrade Gutierrez, do qual a Water Port faz parte. O Grupo destaca-se por sua trajetória de competência e criatividade, na realização de grandes empreendimentos no Brasil e no mundo. Fundado em 1948, em Belo Horizonte, hoje é um dos maiores grupos privados da América Latina, com atuação nos setores de Engenharia e Construção, Telecomunicações, Energia e Concessões Públicas.

Responsáveis pela gestão da operação e o dia a dia com a Codesp, todo o processo de certificação foi conduzido pelo analista ambiental da empresa e coordenador do sistema de gestão de qualidade, Marcos Aurélio Inácio de Senne, e pelo gerente de contrato, Fernando Brahemcha. Receber a ISO 9001:2008 significa que a Water Port passa a trabalhar sob processos integrados, com pessoas mais capacitadas e treinadas com foco nos objetivos da empresa e voltadas para a satisfação do cliente.

“Isso é muito importante porque, com esta certificação, a Water Port passou a ter um importante diferencial para continuar firme no mundo da globalização”, disse Marcos Aurélio. Já Fernando destacou a melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados, agora com um padrão internacional, possibilitando um melhor atendimento à CODESP (Companhia Docas do Estado de São Paulo).

O processo de certificação concedido pela BSI Brasil Sistemas de Gestão Ltda durou seis meses, “bastante rápido” para o analista ambiental da Water Port, começando pela implantação dos procedimentos necessários para atender aos requisitos do sistema de gestão de qualidade. Após essa fase, a empresa aprimorou seus sistemas de controle e qualidade para, então, receber o certificado. De acordo com o gerente de contrato, esta conquista em um curto espaço de tempo também ocorreu em função do comprometimento dos funcionários da empresa desde o início do processo.

A Water Port foi contratada pela CODESP, após processo de licitação, em 2002 para tornar a margem direita do Porto de Santos autônoma em água potável e esgotamento sanitário. Após dois anos e meio de licenciamentos e projetos e a execução de todas as obras de implantação de sistemas totalmente novos, começou a operação em novembro de 2007.

Entre 2006 e 2007, as obras incluíram o assentamento de cerca de 78 mil metros de tubulações em aço, PVC e Pead, sendo que parte delas passando por baixo do canal do porto, a 23 metros de profundidade. Além disso, construiu de estações de tratamento de água e de esgoto, reservatórios, estações elevatórias de esgotos, dentre outras unidades localizadas.

Hoje, a empresa opera os sistemas de captação, adução, tratamento e distribuição de água potável na margem direita do Porto, além de coletar, afastar, tratar e dar destinação final ao esgoto doméstico gerado. Após o tratamento, o esgoto tem 97% de pureza.

A capacidade de fornecimento de água potável da Water Port ao Porto de Santos é de 84 mil m³ por mês. O volume de consumo no Porto aumenta durante a alta temporada de cruzeiros marítimos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira