Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/10/2010 - 07:53

Eletrobras Furnas dá exemplo de sustentabilidade

Em dois anos, empresa promoveu a reciclagem de 310 toneladas de materiais, como papel, plástico, metal e vidro.

Em dois anos de implantação do Programa Coleta Seletiva Solidária, Eletrobras Furnas promoveu a reciclagem de 310 toneladas de materiais gerados na sua sede, no Rio, e em suas unidades regionais, fortalecendo o conceito de Sustentabilidade e Responsabilidade Social junto a seus funcionários. Os materiais são repassados a associações e cooperativas de catadores, gerando renda para centenas de famílias de trabalhadores dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso e Goiás, além do Distrito Federal.

O programa, que reúne voluntários da sede, de oito usinas e 16 subestações, vem proporcionando à empresa a redução do lixo produzido, estimulando a reciclagem de materiais e gerando renda para cerca de 500 famílias de catadores cadastrados nas cooperativas. Nesses dois anos de funcionamento, foram recolhidos 198.400 kg de papel, 28.500 kg de plástico, 82.200 kg de metal e 1.800 kg de vidro. Todo esse lixo reciclado foi transformado em dinheiro pelas cooperativas: nada menos do que R$ 266 mil.

O gerente da Assessoria de Desmobilização de Ativos de Eletrobras Furnas, Nestor Domingos Rodrigues, explica que, desde 2008, há dentro da empresa a disseminação de uma cultura de separação do lixo. “Todos os colaboradores são treinados para a separação do lixo, do reciclado para o comum. Em todas as sedes, subestações e usinas há locais para armazenamento desse material para posterior entrega às cooperativas”, ressalta.

Criado para cumprir o Decreto nº 5940, de 25/10/2006 - que determina a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal e a sua destinação às associações e cooperativas de catadores - o programa também atende a lei que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada recentemente para regulamentar a destinação final dos lixos produzidos. “Estamos dessa forma conciliando o desenvolvimento econômico e o respeito ao meio ambiente, integrando os padrões de excelência ambiental nos nossos processos de gestão e negócios”, acrescenta Nestor.

Como parte dessa política sustentável, Eletrobras Furnas também realizou nesse período a separação de mais de dois mil litros de óleo de cozinha, que foram doados para o Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal Residual do Estado do Rio de Janeiro (Prove). Para se ter uma ideia da poluição causada pelos resíduos desse produto, um litro de óleo de cozinha despejado no meio ambiente contamina um milhão de litros de água limpa.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira