Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

16/10/2010 - 07:48

Perdas de água caem, mas ainda geram prejuízo de quase R$ 4 bilhões/ano ao País

Desperdício de água e controle de perdas nos sistemas de abastecimento serão tema de painel durante a Agenda Regula Brasil que acontece no Rio.

Dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2008) indicam que o valor médio das perdas de faturamento para todo o conjunto de prestadores de serviços do setor foi de 37,4%, menor valor de toda a série histórica de 14 anos do SNIS, iniciada em 1995. Mesmo assim, ainda é muito alta, se comparadas a países como o Japão, onde as perdas no sistema de abastecimento beiram os 4,5%.

O segundo menor valor da série do SNIS ocorreu há dez anos atrás, em 1999, e foi de 38,0%. Em relação ao ano anterior, de 2007, verifica-se que houve uma redução de 1,7 ponto percentual. Mas segundo os indicadores oficiais, as perdas de água no Brasil continuam sendo um dos maiores desafios do setor, gerando um prejuízo anual de cerca de R$ 4 bilhões. Conforme as regiões geográficas, o valor médio foi de 52,4% no Norte, 44,8% no Nordeste, 36,2% no Sudeste, 26,7% no Sul e 33,7% no Centro-Oeste.

O assunto vai ser tema de palestra sobre novas tecnologias para controle de perdas, durante o Seminário Agenda Regula Brasil, que acontece no Centro de Convenções RB1, no Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de outubro de 2010, com apoio da Associação Brasileira das Agências Reguladoras (ABAR) e diversas entidades de saneamento. O Seminário vai reunir todo o setor para discutir experiências de estados e municípios que já implantaram suas agências, além dos modelos de agências consorciadas.

O objetivo é sensibilizar e conscientizar a sociedade civil e os poderes executivos e legislativos sobre a importância das agências reguladoras para melhorar a gestão e a eficiência dos serviços de saneamento, além de garantir o equilíbrio nas relações entre o usuário, o poder concedente e o prestador de serviços de saneamento.

Durante dois dias, representantes de prefeituras de todo o País e das concessionárias de serviços públicos de saneamento (estaduais, municipais e privadas) vão se reunir para debater as questões que envolvem a regulação e a gestão dos serviços de saneamento. A Agenda Regula Brasil prevê a participação de executivos, gerentes e técnicos das prefeituras e serviços autônomos de água e esgotos dos Municípios, além de secretarias ligadas aos serviços públicos e meio ambiente, órgãos públicos federais (Ministério das Cidades, Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental - SNSA, Funasa), órgãos de financiamento do setor de saneamento (BNDES e CAIXA), Comitês e Agências de Bacia, agências reguladoras e entidades do setor.

O evento já conta com apoio da ABAR, ABAS, ABCE, ABCON, Sistema ABIMAQ, ABTC, AESBE, ANNAMA, ANPV, ARSESP, CEIVAP, CONPE, Consórcio PCJ, FEBRAE, FNE. | www.agendaregulabrasil.com.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira