Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/10/2010 - 07:45

Petrobras participa da 10ª Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP 10), no Japão


Jânio Rosa, diretor de Suprimento Agrícola da Petrobras Biocombustível

A Petrobras encerra no dia 29 de outubro (sexta-feira),sua participação como parte da delegação brasileira da 10ª Conferência das Partes sobre Biodiversidade (COP 10). Promovido pela Convenção da Diversidade Biológica da ONU, o encontro teve início em 18 de outubro, em Nagoya, no Japão. A Conferência conta com delegações de 193 países e tem por objetivo definir o plano estratégico da Convenção para 2011-2020, em defesa da grande diversidade da vida no planeta. A atuação da Petrobras no encontro visa colaborar com as discussões de aspectos de biodiversidade relacionados à sua atuação, debatidos no contexto internacional.

Nesta quinta-feira (28/10), a companhia apresentou iniciativas para a preservação da biodiversidade no evento “Biodiversity and Business Action”, organizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) como parte da programação oficial da COP 10. Durante o evento, foi lançada a publicação “Biodiversity: Brazilian Business Cases”, patrocinada pela Petrobras, com 27 casos de 17 empresas brasileiras que incorporaram a defesa da biodiversidade em seus negócios. Dentre as ações da Petrobras, encontram-se o Programa Petrobras Ambiental, o Planejamento Estratégico Integrado para a Biodiversidade Marinha e o Gerenciamento da Biodiversidade em unidades operacionais da Companhia. Foi lançado, ainda, o documento "Biodiversidade - iniciativas da Petrobras", que lista 21 projetos implementados pela companhia.

A gerente geral de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (SMS) da Petrobras, Elisabete Calazans, ressaltou que a integração das questões da biodiversidade na estratégia de negócio pode abrir um leque de oportunidades para as empresas. Segundo ela, o elemento chave para isso é a formação de parcerias entre governo, empresas, ONGs, academia e comunidades locais.

A coordenadora de Biodiversidade da Petrobras, Ana Paula Ramos, que participou de debate com representantes das empresas Cemig, Monsanto, Natura e Vale, destacou os investimentos da companhia em atividades de pesquisa e no patrocínio de projetos ambientais que possibilitam a caracterização das bacias marítimas e a identificação de novas espécies de fauna e flora no entorno de unidades operacionais.

Compromisso com o desenvolvimento sustentável - Por meio do Projeto Estratégico Excelência em Segurança, Meio Ambiente e Saúde, a Petrobras implementou marcos referenciais de gestão, que envolvem ações voltadas ao mapeamento de áreas protegidas, sensíveis e vulneráveis; à implantação de uma sistemática de avaliação de impactos à biodiversidade; e ao diagnóstico e definição de plano de recuperação para as áreas degradadas por operações da empresa.

No Brasil, desde 2003, o Programa Petrobras Ambiental (PPA) já patrocinou projetos em dezenas de bacias e ecossistemas em cinco biomas brasileiros: Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado e Pantanal. Entre os projetos de biodiversidade marinha patrocinados pela Petrobras estão os de conservação de tartarugas marinhas (Tamar) no litoral brasileiro; do golfinho-rotador, para a preservação desta espécie e promoção do desenvolvimento sustentável no arquipélago de Fernando de Noronha; e da baleia Jubarte.

Na refinaria da Petrobras localizada em Okinawa, no Japão, a companhia deu início ao projeto Cinturão Verde, que tem por objetivo criar uma floresta com características nativas. A iniciativa vai colaborar para o sequestro de carbono da atmosfera e transmitir às futuras gerações uma mensagem sobre a importância da vida, por meio da conservação da biodiversidade.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira