Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

30/12/2010 - 08:47

Itaú Unibanco descarta 3.800 toneladas de e-lixo

São Paulo - Com parte de suas iniciativas em TI verde, o Itaú Unibanco descartou de maneira sustentável, entre janeiro a novembro deste ano, 3.800 toneladas de lixo eletrônico oriundo da administração central, datacenter, agências e almoxarifado. Para dar uma ideia do avanço da iniciativa no banco, em todo o ano de 2009 foram coletadas 125 toneladas.

O material - computadores, monitores e outros equipamentos eletrônicos que o banco substituiu – foi enviado a empresas parceiras, para ser reprocessado. Há um reaproveitamento aproximado de 98% do material enviado para a reciclagem – incluindo plásticos, aço, metais e outros componentes.

O descarte sustentável é uma das ações que o Itaú Unibanco coloca em prática dentro do aspecto do ciclo de vida de eletroeletrônicos. Sob essa perspectiva, o banco ainda usa ferramenta para extensão da vida útil dos desktops, por meio de software de análise de hardware faz entrevistas e avaliações com os fabricantes / fornecedores de equipamentos de TI, para questionar práticas socioambientais e adota critérios “verdes” para aquisição de equipamentos de TI.

“Essas ações refletem o compromisso contínuo do banco com a sustentabilidade do negócio em paralelo à redução de consumo de recursos naturais, possibilitada, por exemplo, pela reciclagem dos equipamentos”, afirma João Bezerra Leite, diretor de infraestrutura e operações em TI do Itaú Unibanco.

Coleta interna - Além da coleta de materiais do banco, o Itaú Unibanco promoveu em 2010, campanhas de arrecadação de equipamentos eletrônicos pessoais e sem uso entre os colaboradores de três prédios do Itaú Unibanco. A última foi realizada entre os dias 6 e 10 de dezembro, no polo administrativo da Conceição (zona sul de São Paulo), o Itaú Unibanco Centro Empresarial.

A instituição arrecadou mais de 3.200 itens, entre celulares, carregadores, videogames, computadores, impressoras, teclados, mouses e outros componentes, totalizando cerca de 3 toneladas. “O mais importante da campanha é perceber a conscientização dos colaboradores, que se tornaram multiplicadores dessa ação”, afirma Bezerra Leite. Segundo ele, houve pedidos de colaboradores para que a campanha seja realizada novamente e expandida para os outros prédios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira