Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/01/2011 - 07:20

Fundação Vanzolini lança Certificação Ambiental do Projeto Marinas

Pioneira e inovadora, a normatização contribui para diminuição dos impactos ambientais no litoral brasileiro e o aumento da conscientização da sociedade.

São Paulo– No dia 24 de janeiro (segunda-feira), a Fundação Vanzolini lança oficialmente a Certificação Ambiental do Projeto Marinas, em Caraguatatuba, no litoral paulista. Com o apoio e o envolvimento fundamentais da Área de Proteção Ambiental (APA) Marinha e da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), o projeto visa controlar e fiscalizar a poluição e a incorporação de boas práticas ambientais nas três bacias hidrográficas costeiras de São Paulo: litoral norte, baixada santista e litoral sul. O evento de lançamento será no Centro Universitário Módulo, à Avenida Frei Pacífico Wagner, 653, Centro, a partir das 20h, e é aberto ao público.

O projeto se destaca pela questão ambiental, mas também econômica, uma vez que o Brasil tem uma das maiores extensões de praias do mundo, com mais de 9 mil Km de costa, o que torna primordial as boas condições de uso dessa área. Voltado inicialmente para São Paulo, principal pólo de turismo e mercado náutico do Brasil, o projeto pode ser ampliado para todo o país, que conta hoje com uma frota de 650 mil barcos.

Considerando marina todo tipo de instalação náutica, a certificação garante a esses locais a implementação e o cumprimento de processos sistematizados para assegurar a conformidade legal e a melhoria do desempenho ambiental, assim como criar uma marca de confiança frente aos clientes, órgãos de controle ambiental e à sociedade em geral. Para concessão da certificação, todos os itens avaliados das marinas têm de ser aprovados. Entre alguns deles estão estrutura e manutenção das instalações; manejo de águas, combustíveis, esgotos e resíduos oleosos; controle de ruído; sítios arqueológicos; plano de manutenção e operação e plano de emergência.

A meta do projeto é contribuir para o crescimento sustentável das empresas náuticas e conscientizar a população, especialmente as pessoas ligadas às atividades náuticas e de pesca, sobre a importância das boas práticas de gestão para a preservação do ambiente marinho e da zona costeira. “Mais do que um documento de comprovação de uso de práticas não poluentes, a certificação é um compromisso das marinas com a sociedade”, afirma o professor da Fundação Vanzolini, José Salvador da Silva Filho, responsável por Novos Negócios da área de certificação. Ele salienta que, uma vez implementados, esses procedimentos se tornam objeto prático de gestão da empresa e servem inclusive de diferencial competitivo de mercado.

Sobre a Fundação Vanzolini - Criada em 1967, as atividades da Fundação Vanzolini estão concentradas nas áreas de Educação Continuada, Certificação, Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação e Projetos. Instituição sem fins lucrativos, idealizada e gerida por professores do Departamento de Engenharia da Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Fundação Vanzolini tem por objetivo desenvolver e difundir atividades de caráter inovador na área de Engenharia da Produção e Administração de Operações, priorizando seus projetos por critérios de relevância econômica e social e pautando sua atuação pelos atributos da excelência acadêmica, profissional e ética.

Membro pleno brasileiro da IQNet (The International Certification Network), que responde por mais de 30% das certificações de sistemas de gestão no mundo, a instituição é membro fundador e tem assento no Board da SBAlliance (Sustainable Building Alliance – www.sballiance.org), aliança mundial de empresas com preocupações ambientais e interessadas em avaliação e certificação de construções sustentáveis, fundada em Paris, em abril de 2008. | www.vanzolini.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira