Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

22/01/2011 - 08:56

Índios Kaiapós utilizam geotecnologia para defender reserva

A Imagem, empresa líder em Sistemas de Informações geográficas (GIS) na América Latina, e o Instituto Kabu, associação civil sem fins econômicos criadas por indígenas da etnia Kayapó para defender seus direitos e sua cultura, estão realizando um projeto que utiliza a geotecnologia como ferramenta para auxiliar na preservação da floresta, da aldeia e da cultura Kaiapó, localizada no estado do Pará. Utilizando imagens aéreas e softwares para criação e edição de mapas digitais, o Instituto consegue monitorar os 8,5 milhões de hectares que formam a reserva, reduzindo, assim, a incidência de invasões e práticas ilegais de caça, garimpo e extração de madeira.

Para viabilizar o projeto, o Instituto Kabu firmou convênio com a FUNAI e outros parceiros para conseguir recursos para o desenvolvimento sustentável da aldeia e o resguardo das terras. Os recursos foram investidos na compra de softwares, treinamento para os funcionários e aluguel de equipamentos para sobrevoar e fotografar a reserva a cada 15 dias.

Junio Esllei Martins de Oliveira, coordenador do PBA-163 do Instituto Kabu, conta que antes da instalação dos softwares que integram o Sistema de Informações Geográficas, o monitoramento da reserva era muito mais difícil. “A área é muito rica em minerais e biodiversidade, o que atrai muitos infratores. Além de aviões, os fiscais utilizavam carros e barcos para tentar localizar os pontos onde havia suspeita de invasões”.

O Instituto, localizado no município de Novo Progresso, montou a base de geoprocessamento com banco de dados para cadastrar as coordenadas da reserva, fotos e mapas digitais para monitorar a área e poder visualizar qualquer irregularidade em curtos espaços de tempo. Na base são utilizados softwares para elaborar os mapas e relatórios sobre os limites da área preservada.

A Imagem, além de implantar os softwares da Esri, empresa americana líder no mercado de desenvolvimento de softwares para geoprocessamento, ofereceu treinamento de uma semana para funcionários do Instituto e representantes das tribos. José Gleidson da Cunha, instrutor da Academia GIS/ Imagem, conta que nove pessoas participaram do treinamento, seis funcionários do Instituto e três indígenas que falavam português. “O curso teve que ser todo adaptado à realidade da região, com demonstrações e exemplos relacionados a natureza e ao cotidiano deles, inclusive alterando palavras no sistema para o idioma local”.

Os indígenas foram capacitados para utilizar aparelhos de GPS na coleta de coordenadas dos locais onde há invasões ou outras práticas ilegais. As coordenadas são enviadas a base por meio de um rádio amador localizado na aldeia, que funciona com uma bateria de carro. As informações são incluídas nos mapas e relatórios desenvolvidos pelo Instituto e enviados periodicamente à Policia Federal e a FUNAI.

Imagem - Fundada em 1986, a Imagem é líder do mercado de Sistemas de Informações Geográficas (GIS) na América Latina e conta com 25% de participação no mercado nacional do setor. A Imagem oferece soluções completas de tecnologia e informação espacial, como imagens de satélites de alta, média e baixa resoluções e de radar, mapas territoriais de múltiplas escalas e temas, entre outros.

Os produtos e serviços da Imagem são utilizados por dezenas de empresas, públicas e privadas, de segmentos como telecomunicações, energia, saneamento, petróleo e gás, agricultura e defesa. Em 2009, a companhia obteve faturamento de aproximadamente R$ 55 milhões. Alguns dos clientes da Imagem são empresas como Citrovita, Eletropaulo, Embrapa, Governo de Goiás, Oi, Prefeitura de Recife e Petrobras.

Sediada em São José dos Campos (SP), a Imagem conta com cinco escritórios e uma ampla rede de parceiros no país. Distribuidora exclusiva da ESRI, líder mundial no fornecimento de software GIS, a empresa auxilia a agilidade na tomada de decisão de negócios ao considerar variáveis relacionadas à localização exata da infraestrutura, mercado ou matéria-prima utilizada na gestão de um negócio. | www.img.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira