Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

26/01/2011 - 08:52

A importância de se aproveitar a água da chuva

Reuso desta fonte de água doce traz vantagens para o meio ambiente e para a economia.

A captação da água da chuva já uma realidade em países desenvolvidos como Austrália e Alemanha. Aqui no Brasil, esta cultura está sendo implantada por meio de leis municipais que exigem este tipo de controle em construções novas e também pela conscientização sobre a importância de se economizar água, um bem natural finito e escasso.

De acordo com a engenheira sanitarista da TEGEVE Ambiental, Maria Rosí Melo Rodrigues, o reuso da água da chuva é importante por vários motivos. “Entre eles, estão a redução no consumo de água de distribuição para fins não potáveis, o que acarreta na redução de custos financeiros e também no consumo das águas provenientes de fontes finitas, o que auxilia na proteção destas fontes naturais”, afirma. A engenheira salienta que outro benefício é o controle das enchentes, pois isto retarda a chegada das águas nos rios e córregos.

A água da chuva pode ser utilizada para fins não potáveis, como por exemplo, na descarga dos vasos sanitários, irrigação de jardins, lavagem de pisos, entre outros. “Assim, se evita a utilização de água potável onde não é necessário”, comenta Maria Rosí.

Residências, condomínios, hotéis e empresas podem ter seus próprios sistemas de captação e reuso da água da chuva. A TEGEVE Ambiental desenvolve e implanta estes sistemas, que são adequados às condições de cada local junto às do cliente.

“Qualquer empreendimento apresenta suas particularidades, que são consideradas no momento de se implantar um sistema alternativo como este. Desta forma, temos sistemas flexíveis, compostos em tanques de fibra de vidro, peneiramentos, filtros, tanques de contato e armazenamento que são dimensionados e instalados para atender a todas as necessidades”, conta Rosí.

“Além disso, é um sistema considerado de baixo custo, pois os volumes dos tanques dependerão dos volumes de água que o cliente deseja aproveitar. Existem os volumes mínimos, que são em torno de 500 litros, isso é muito simples de instalar. A remoção de material grosseiro e desinfecção também são importantes, e tais unidades também apresentam custos bem apropriados a cada empreendimento”, ressalta.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira