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26/01/2011 - 08:52

Itaipu adota 0800 para receber informações de ocorrências ambientais no reservatório

A linha 0800 645 2002, utilizada com sucesso para receber informações sobre a rota de peixes, agora tem mais uma função: obter comunicados de danos ao meio ambiente.

Uma linha direta com a comunidade, criada por Itaipu em 2003 para obter informações sobre peixes marcados no reservatório e capturados por pescadores, passa agora a receber também comunicados de ocorrências ambientais no lago e nas áreas protegidas de seu entorno. A ampliação, anunciada nesta semana pelo Departamento de Reservatório e Áreas Protegidas (MAR.CD), ainda será divulgada pelos técnicos da Itaipu na comunidade lindeira.

Por meio do número 0800 645 2002, a comunidade pode avisar a empresa sobre casos de pesca predatória, incêndios florestais ou outros tipos de impacto ambiental às áreas protegidas da margem esquerda e ao próprio reservatório, que somam uma área de  aproximadamente 170 mil hectares.

O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e será atendido pelo MAR.CD, responsável pela iniciativa. A ligação é gratuita.

Segundo o gerente da Divisão de Reservatório (MARR.CD), Matheus Romero Neto, a intenção é concentrar em um único número as ligações sobre problemas ambientais, que chegavam por meio de números diversos e, a partir de uma análise, tomar as providências necessárias.

“Facilitamos o contato com a comunidade lindeira, que pode se comunicar com a Itaipu por meio do 0800 sem pagar pela ligação. Isso já ocorre com sucesso com a marcação de peixes. Por isso, ampliamos o serviço”, explicou Romero Neto. Apenas em dezembro de 2010, a Itaipu registrou 50 ocorrências relacionadas à pesca, flora e fauna e outras nove de casos relativos à poluição de suas áreas, segundo dados da Polícia Ambiental relatados pela Segurança Empresarial.

O sistema também ajudará a MARR.CD a compor um banco de dados dessas ocorrências, a exemplo do que ocorre com a marcação de peixes.  “Poderemos criar um protocolo de procedimentos para cada tipo de episódio relatado e, assim, atuar mais rapidamente”, explicou o gerente. “Há casos que não competem a nós da empresa resolver, mas podemos dar suporte com embarcações, por exemplo”.

Desde 2003, as ligações recebidas pela Divisão de Reservatório (MARR.CD) já ajudaram os técnicos a traçar as rotas de migração de diversas espécies de peixes do reservatório. Neste período, cerca de 40 mil peixes foram marcados pela Itaipu e 1,2 mil acabaram localizados por pescadores e comunidade lindeira, que usaram a linha de 0800 para avisar a empresa sobre a localização dos animais. Um índice de 3% de retorno.

“Este percentual de retorno representa um índice de sucesso absoluto. Geralmente os empreendimentos hidrelétricos têm um retorno de 1% da devolução dessas marcas”, explicou Romero Neto.

Agora, a expectativa é que o relato das ocorrências ambientais obtenha o mesmo retorno positivo da comunidade.  “É um trabalho árduo monitorar quase 180 km de reservatório. Mas só conseguiremos reduzir as ocorrências quando houver conscientização de todos e colaboração da comunidade”, disse o superintendente de Segurança Empresarial, Rogel Abib Zattar, que elogiou a iniciativa dos colegas do MAR.CD. | www.itaipu.gov.br

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