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Reciclanip destinou 311.554 toneladas de pneus inservíveis em 2010

Com 620 pontos de coleta distribuídos pelo Brasil, a Reciclanip prevê 20% a mais de investimentos para 2011.

São Paulo - A Reciclanip, entidade voltada para a coleta e destinação de pneus inservíveis (aqueles que não têm mais condições de serem utilizados para circulação ou reforma), coletou e destinou de forma ambientalmente correta 311.554 toneladas de pneus inservíveis em 2010, o equivalente a 62 milhões de unidades de pneus de carros de passeio.

Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes, mais de 1,54 milhão de toneladas de pneus inservíveis foram coletados e destinados adequadamente, o equivalente a 310 milhões de pneus de passeio. Desde então, os fabricantes de pneus já investiram US$ 124 milhões no programa até o final de 2010.

A previsão de investimento para 2011 é de US$ 41 milhões, o que significa um aumento de 20% em relação à verba investida em 2010, que foi de US$ 33 milhões.

Atualmente a Reciclanip conta com 620 pontos de coleta distribuídos pelo país e todas as destinações realizadas pela entidade são reconhecidas pelo IBAMA. | www.reciclanip.com.br

Após a coleta, o pneu é levado pela Reciclanip para sua destinação final. No Brasil, os pneus inservíveis são reaproveitados de diversas formas, como combustível alternativo para as indústrias de cimento, na fabricação de solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis.

Reciclanip - Fundada em 2007 a Reciclanip cuida exclusivamente das ações de coleta e reciclagem e fortalece estas iniciativas que já eram realizadas desde 1999 devido ao Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis.

Seguindo o modelo de gestão de empresas européias, com larga experiência na coleta e destinação de pneus inservíveis, a Reciclanip é diferente no quesito remuneração. Em outros países, as empresas são pagas pelos vários agentes da cadeia produtiva para cobrir as despesas operacionais e garantir a destinação de pneus inservíveis. Os consumidores europeus, quando compram novos pneus para seus veículos, por exemplo, são obrigados a pagar uma taxa para a reciclagem dos pneus velhos. Aqui no Brasil, os fabricantes de pneus novos, representados pela ANIP, arcam com todos os custos de coleta e destinação dos pneus inservíveis, como transporte, trituração e destinação.

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