Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

17/02/2011 - 09:36

Solução ‘verde’ da CSI Leasing incentiva a reutilização dos equipamentos de TI

Para minimizar impactos ambientais.

São Paulo – Há algumas décadas a preocupação e o cuidado com o meio ambiente começaram a pautar as decisões e diretrizes de negócios de empresas ambientalmente responsáveis. Estas corporações passaram a ficar cada vez mais conscientes de que suas formas de gestão podem afetar o meio ambiente e, desse modo, incorporaram práticas coerentes com esta tendência.

Com base nesta abordagem, a CSI Leasing, uma das maiores empresas independentes de arrendamento mercantil, especializada em equipamentos de tecnologia, desenvolve soluções que permitem às empresas manter uma plataforma de TI atualizada e protegida, sem impactos ambientais.

Uma dessas soluções é chamada Trade In, que consiste na compra dos equipamentos de TI pela CSI Leasing para descarte ecologicamente correto ou revenda a empresas menores. “Há um grande mercado para equipamentos secundários no Brasil, principalmente entre empresas do norte e nordeste”, afirma Ricardo Abdala, gerente de Trade In.

A solução Trade In envolve o trabalho de exclusão de dados do HD dos equipamentos a ser repassados à CSI Leasing. Após esta etapa, a CSI Leasing emite um certificado individual de segurança com o número de série do equipamento, atestando a exclusão dos dados e assegurando a responsabilidade da CSI no caso de vazamento de informações do cliente.

A limpeza é realizada com uso do software Blanco, que utiliza a técnica de ‘sanitização’, que consiste em uma espécie de rasura feita sobre o disco rígido sete vezes seguidas, inutilizando a peça e evitando que as informações possam ser recuperadas. Hoje, os melhores programas de recuperação de dados podem chegar à quarta camada de segurança, mas nenhum ultrapassa as sete rasuras.

Além da ‘sanitização’ do HD, todas as máquinas recebidas pela CSI são alvo de um processo de descaracterização em que qualquer identificação do proprietário anterior do equipamento é eliminada.

A CSI Leasing ainda é responsável pela embalagem e retirada dos equipamentos para que sejam direcionados ao Centro de Processamento de Equipamentos da empresa Garantia Informática, parceria que trata os equipamentos para posterior reuso.

O nosso grande foco é promover o reuso, já que a reutilização é considerada a decisão mais ecológica e com o menor custo. Porém, caso os equipamentos não possam ser reutilizados lideramos o processo de descarte ecologicamente correto”, afirma Abdala.

Vale lembrar que, de acordo com a Lei 13.576/09, a reciclagem, gerenciamento e destinação final do lixo tecnológico tornou-se exigência legal no Estado de São Paulo, sob a responsabilidade de fabricantes, importadores e comerciantes.

CSI Leasing - Fundada em 1972, a CSI Leasing oferece soluções estruturadas de leasing, além de consultoria e serviços na área de gerenciamento do ciclo de vida dos equipamentos de tecnologia. A empresa conta com mais de 30 escritórios de vendas localizados nos Estados Unidos e subsidiárias no Canadá, Brasil, México, América Central, Alemanha e Reino Unido, entre outras.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira