Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

19/02/2011 - 08:51

Praia do Forte ganhará vegetação resistente ao fogo


A plantação de 30 mil mudas nativas ajudará a evitar incêndios .

Cartão-postal de Cabo Frio, a Praia do Forte será o próximo local beneficiado pelo projeto da Coordenadoria Geral de Meio Ambiente do município (Cogepla) com o plantio de 30 mil mudas nativas. No espaço que vai dos quiosques da orla até o limite do município com Arraial do Cabo, será feita a reintrodução de espécies mais resistentes ao fogo. A ação, prevista para acontecer em março, irá evitar a ocorrência de incêndios, que têm sido causados pela ausência de chuvas e também devido à característica da vegetação atual, mais seca.

Um relatório divulgado pelo Corpo de Bombeiros de Cabo Frio mostrou que, em 2010, foram registrados 295 casos de incêndio. Destes, 170 foram causados por fogo em vegetação. O documento também aponta que houve um aumento no número de queimadas em janeiro deste ano comparado com o mesmo período do ano passado. Já chegam a 29 registros de incêndio em mata, enquanto em janeiro de 2010 ocorreram 21 casos. No fim do mês passado, houve uma queimada mais grave. Cerca de 4 000 m2 do Parque Natural da Restinga de Massambaba, em Arraial do Cabo, foram destruídos devido a um incêndio.

Segundo o coordenador de Meio Ambiente de Cabo Frio, Alcebíades Terra, um dos locais mais afetados pelo fogo no município é a área de dunas da Praia do Forte. As queimadas, muitas vezes causadas por combustão de lixo ou detritos lançados na areia, ocorrem junto à vegetação exótica. Por isso, o trabalho inicial da Cogepla priorizou a retirada de casuarinas e amendoeiras, entre outras espécies invasoras da orla da praia. Ainda no primeiro semestre, deste ano, a região receberá plantas como algodão da praia, aroeira e clusia, além de espécies menores, como a dormideira.

Cabo Frio é considerada a cidade mais seca do estado. O baixo índice pluviométrico favorece ainda mais a propagação de incêndios. A situação se torna mais alarmante no verão, com o aumento do número de visitantes na cidade. O diretor de gestão de unidades de conservação, José Henrique Peneira, avalia que a vegetação seca e a falta de educação das pessoas são os fatores que mais contribuem para a ocorrência de incêndios. “Muita gente não faz o correto descarte do lixo. Qualquer ponta de cigarro pode fazer grandes estragos e até provocar incêndios”, destaca José Henrique.

Quase 100 mil mudas plantadas - A coordenadoria Geral de Meio Ambiente de Cabo Frio realizou, nos últimos cinco anos, o plantio de 98 mil mudas nativas. De 2005 até dezembro de 2010, duas importantes localidades foram beneficiadas: a Duna Boa Vista e a área de mangue do Parque Ecológico do Dormitório das Garças.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira