Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

24/07/2007 - 09:31

Comunidade participa de oficina de planejamento no Parque da Ilha Grande

Cerca de 50 pessoas da comunidade da Ilha Grande participaram, no dia 8 de julho, de uma oficina de planejamento participativo na sede do Parque Estadual da Ilha Grande, na Vila do Abraão. A oficina contou com a participação do vice-presidente do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Paulo Bidegain, que expôs os principais passos do processo de implantação do parque em seus novos limites, estabelecidos por decreto do governador Sergio Cabral em fevereiro deste ano.

- A implantação do parque vai servir como laboratório de aprendizado e desenvolvimento de novos procedimentos para as unidades de conservação do estado. Um dos objetivos é dotar os parques de uma estrutura auto-sustentável, melhorando e ampliando a estrutura de recepção e de serviços aos turistas – explica o vice-presidente do IEF, que coordena o projeto.

Estiveram presentes representantes de comunidades caiçaras, de pescadores e de empresários, abrangendo as principais atividades da ilha. A oficina foi organizada pelo administrador do parque, João Emílio , e moderada pelo especialista em planejamento estratégico Roberto Rezende. Durante todo o dia, os problemas e propostas de solução para o parque foram debatidos e serão reunidos num relatório que vai subsidiar as futuras ações para a estruturação da unidade.

A ampliação do parque, que passou de 5,5 mil hectares para 12 mil hectares, fez com que a unidade passasse a ocupar 62% da área total da ilha. Se forem somadas as áreas do Parque Estadual Marinho do Aventureiro e da Reserva Biológica da Praia do Sul, a Ilha Grande possui atualmente 87% de sua área classificada como de proteção integral.

De acordo com Paulo Bidegain, a ampliação do parque não vai prejudicar o ecoturismo responsável, mas estabelecer critérios para o desenvolvimento sustentável da ilha através do plano de manejo. A elaboração do plano de manejo e a reestruturação do Conselho Consultivo da unidade – inclusive com a criação de um Conselho Científico,que vai reunir órgãos e entidades que atuam na pesquisa científica na região – fazem parte do processo de implantação.

A construção de um centro de apoio aos visitantes e a nova sinalização do parque, que também vai beneficiar os moradores, são outras melhorias previstas. O Parque da Ilha Grande também será uma das primeiras unidades de conservação do estado a receber o futuro Serviço de Guarda-Parques, em fase de implantação. Há projetos também em parceria com empresas privadas, como a Companhia Vale do Rio Doce, que financia um projeto de restauração de ecossistemas e vai construir um horto.

- Nosso objetivo é ter um Parque Estadual modelo, aberto para a comunidade e visitantes e, ao mesmo tempo, promovendo a conservação do ecossistema da Ilha Grande – afirma Paulo Bidegain.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira