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24/03/2011 - 08:28

Grupo adidas apresenta Estratégia Ambiental

Plano de cinco anos inclui o compromisso de usar 100% de Better Cotton em 2018 .

Herzogenaurach – O Grupo adidas apresentou sua Estratégia Ambiental, um plano de cinco anos para reestruturar a abordagem da empresa para a gestão ambiental, centrando-se em melhorias significativas ao longo da cadeia de valor.

O projeto, publicado juntamente com o Relatório de Sustentabilidade de 2010, baseia-se na extensão dos programas existentes para proporcionar a eficiência do processo em todas as fases da cadeia de valor: desde a concepção do produto, desenvolvimento e fornecimento de logística, sites e sistemas de TI. Como resultado, a melhora na cadeia de valor permite à empresa oferecer produtos mais sustentáveis para os consumidores, melhorando assim o impacto ambiental do Grupo.

"A aplicação de desempenho ambiental em toda a nossa cadeia de valor é um passo importante para oferecer operações sustentáveis ao longo prazo", disse Herbert Hainer, CEO do Grupo adidas. "Ao mesmo tempo, a nossa Estratégia Ambiental cria uma plataforma sustentável para melhorias de desempenho no futuro e de inovações e, portanto, é essencial para o sucesso do nosso negócio."

Um dos pontos incluídos na Estratégia Ambiental é o compromisso da empresa em utilizar 40% de Better Cotton em 2015 e 100% em 2018. O Grupo adidas é co-fundador da iniciativa Better Cotton, que visa melhorar o impacto ambiental na indústria do algodão convencional. O foco principal está na redução do consumo de água e da utilização de pesticidas na cultura do algodão.

"Queremos contribuir para que a produção mundial de algodão seja melhor para as pessoas que o produzem, melhor para o ambiente em que cresce e melhor para os nossos consumidores", disse Herbert Hainer. "Nossa meta é utilizar 100% de Better Cotton em nossos produtos em 2018 e estamos animados para trabalhar estreitamente com essa iniciativa para alcançar esse ambicioso objetivo."

Outro ponto do plano é a chamada “Green Company”, direcionada para as próprias empresas do Grupo adidas. Em 2010, a sede na Alemanha e cinco outros escritórios norte-americanos trabalharam juntos para criar um sistema de gestão ambiental compartilhado, certificado pelo ISO 14001. Todos os locais certificados são geridos em conformidade com a norma internacional de gestão global do sistema, que permite definição de metas e gestão na sede, bem como uma abordagem padronizada para o dia a dia da gestão ambiental a nível local.

O lançamento da estratégia coincide com a publicação do Relatório de Sustentabilidade de 2010. O Grupo adidas publicou onze relatórios anuais de sustentabilidade consecutivos desde 2000, o que é único na indústria. A edição de 2010 contém um capítulo extenso sobre a Estratégia Ambiental e suas iniciativas. [http://www.adidas-group.com/en/SER2010].

O Grupo adidas tem trabalhado em práticas de negócios sustentáveis por mais de uma década e é reconhecido como um líder da indústria nesta área. Aspectos do projeto de sustentabilidade do Grupo incluem a melhoria das condições de trabalho em fábricas de fornecedores, reduzindo o impacto ambiental das operações próprias e na cadeia de fornecimento, cuidando do bem-estar e do desenvolvimento de seus colaboradores, e fazendo uma diferença positiva para as pessoas nas comunidades onde operam.

Perfil-O Grupo adidas é um dos líderes mundiais na indústria de artigos esportivos, oferecendo uma ampla gama de produtos das marcas adidas, Reebok, TaylorMade, Rockport e Reebok-CCM Hockey. Com sede em Herzogenaurach, na Alemanha, o Grupo tem mais de 42.000 funcionários e obteve faturamento de € 12 bilhões em 2010.

Para explorar ainda mais os esforços de sustentabilidade do Grupo adidas, segue abaixo um resumo de algumas das iniciativas: . Compromisso em utilizar 100% de Better Cotton em 2018 em todos os seus produtos, após a co-fundação da iniciativa Better Cotton, que é dedicada a tornar o processo de cultivo de algodão mais sustentável, reduzindo consideravelmente o consumo de água e a utilização de pesticidas, rotação de culturas e condições de trabalho;

.Início do programa adidas Better Place em 2007 para criar produtos de performance com credenciais autenticamentes sustentáveis;

.Colaborou com os principais representantes de várias indústrias, a fim de trazer a sustentabilidade para um novo nível, por exemplo, com o co-fundador do Grupo de Trabalho de Couro ou apoiando a Coligação do Vestuário Sustentável;

.Abordadas as emissões nocivas em todas as frentes, sendo pioneiro no lançamento do programa PVC (2000), introduziu a política de substâncias restritas (1998) e passou a utilizar adesivos à base de água na fabricação de calçados esportivos;

.Sua sede na Alemanha e cinco escritórios nos EUA receberam a certificação ISO 14001 e comprometeram-se a cortar 30% das emissões de carbono em locais próprios, como parte de sua Estratégia Ambiental de 2015;

.Envolvimento em diálogos com stakeholders em quatro continentes durante mais de uma década, ganhando credibilidade e respeito junto à comunidade;

.Dedicado às melhorias das condições de trabalho em toda a cadeia de abastecimento - participação da empresa na Fair Labour Association; criação de linhas de trabalho em mais de 400 fábricas em toda a China;

.Forneceu escolaridade para mais de 20.000 crianças em 125 escolas em Sialkot /Paquistão desde 2002, financiando inteiramente o projeto da comunidade Sudhaar;

. Lançou a iniciativa privada social, juntamente com o vencedor do prêmio Nobel da Paz, professor Yunus, a fim de desenvolver um sapato acessível para os pobres;

.Apoio às organizações, ensinando valores por meio do esporte às crianças carentes em todo o mundo e visando aumentar a participação do esporte no Reino Unido pela execução de dezenas de adiZones em todo o país, até os Jogos Olímpicos de Londres em 2012;

.Foram publicados onze Relatórios de Sustentabilidade desde 2000 e a empresa é reconhecida como líder em sustentabilidade no setor de bens de consumo pela Dow Jones Sustainability Index a cada ano, desde 2000.[www.adidas-group.com/sustainability ].

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