Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2011 - 09:49

Economia de água: Vipal dá exemplo de uso responsável

Além dos cuidados nas fábricas e captação da água das chuvas para uso na produção (mais de 40 milhões de litros em 2010), empresa atua também na educação e conscientização das comunidades onde está inserida. Por isso, empresa criou em seu portal de sustentabilidade (www.atitudevipal.com.br) um espaço exclusivo para o tema economia de água.

A Borrachas Vipal, líder do mercado de produtos para reforma e reparo de pneus e câmaras de ar, possui máquinas e equipamentos que aquecem muito devido à característica desse tipo de indústria, que trabalha 24 horas por dia e 365 dias por ano. Para que não ocorra perda de material no processo industrial por aquecimento excessivo, a utilização da água é uma necessidade.

No início de suas atividades, a água utilizada era originária de poços artesianos. Mas há alguns anos a realidade é bem diferente. Graças à construção de cisternas e reservatórios com capacidade de armazenamento superior a 750 mil litros, a Vipal conseguiu reduzir expressivamente seu consumo de água.

Em dez anos, de 2000 a 2010, a empresa conseguiu uma redução superior a 50% no consumo de água. Em 2008, por exemplo, foram utilizados 25,5 milhões de litros de água da chuva, representando 19,6% do total consumido. Em 2010, este número ultrapassou a casa dos 40 milhões de litros.

"Visto que o problema da escassez de água atinge, além da empresa, também as pessoas do município onde se situa, a Vipal resolveu minimizar a extração de água subterrânea pra contribuir com a comunidade e preservar o meio ambiente, utilizando como ferramenta a coleta de água da chuva", destaca a diretora Ilda Paludo, responsável pela área de sustentabilidade e meio ambiente da empresa.

Desde a sua fundação, em 1973, a Vipal conquista cada vez mais espaço entre as empresas que investem e acreditam no conceito de sustentabilidade. A atividade na qual a empresa está inserida já mostra o quanto há sinergia entre a empresa e a preservação do planeta. Os benefícios da reforma de pneus para o meio ambiente são inquestionáveis. Cada pneu reformado economiza, em média, 57 litros de petróleo. Ao levarmos em consideração que o petróleo é um recurso natural caro e não renovável eis aqui mais um grande benefício da nossa atividade: economizar o chamado “ouro preto”.

O mesmo vale para a redução do consumo de energia elétrica. A reforma proporciona uma economia de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos. É claro que não podemos deixar de abordar a questão econômica. Além de “verde”, a reforma de pneumáticos, que no Brasil atinge 70% da frota de transporte de carga e passageiros, pode reduzir o custo do km rodado em mais de 50%. Isto é, você economiza e ainda contribui para a preservação do meio ambiente.

A empresa vai além e a sua relação com o uso racional da água ratifica esta preocupação. Em comemoração ao Dia Mundial da Água, a empresa criou em seu portal de sustentabilidade uma página exclusiva sobre o tema. “O espaço traz dicas de uso racional, diferenças sobre os tipos de água, distribuição da água pelo mundo e outras informações importantes para as pessoas tomarem consciência da importância de preservamos este recurso para a nossa própria sobrevivência. Estará disponível também para download, contribuindo para o trabalho de educação ambiental em escolas e outros grupos sociais”, ressalta Ilda Paludo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira