Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/03/2011 - 09:49

Schwarzenegger e Cameron ressaltam papel de liderança Do Brasil nas questões ambientais

Ex-governador da Califórnia e diretor de cinema James Cameron abrem os trabalhos do 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade com coletiva para cerca de 170 jornalistas.

A primeira coletiva de imprensa do 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, no Hotel Tropical, em Manaus (AM), contou com a presença do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger e do diretor de cinema James Cameron. Ambos agradeceram o presidente do LIDE, João Doria Jr., pela organização de um evento mundial com o objetivo de discutir o tema da sustentabilidade e destacaram o papel de liderança do Brasil no debate internacional sobre o desenvolvimento de energias alternativas.

Na opinião de James Cameron, o Brasil tem se colocado de forma única no cenário mundial como o grande líder para encontrar soluções para a sustentabilidade. “Tudo o que o Brasil fizer na área ambiental será a linha mestra para outros países”, afirmou. Ele acredita que crescimento econômico e desenvolvimento de novas energias renováveis são temas intimamente ligados.

Combustíveis Alternativos – Schwarzenegger falou sobre o mau uso dos combustíveis fósseis no passado e ressaltou a importância da utilização de fontes alternativas de energia. “Nós temos chance de utilizar energias alternativas, como a eólica, a solar e o etanol e a biomassa. A questão é como fazemos isso cuidando também dos animais e pessoas envolvidas”, afirmou. Ele defendeu a cooperação entre os países na busca por formas sustentáveis de energia. “Quando o assunto é meio ambiente, precisamos ser bastante inclusivos”, disse.

Segundo ele, os Estados Unidos não conseguem desenvolver uma política de energias sustentáveis, pois “democratas e republicanos” estão sempre brigando. “Nós fomos muito bem sucedidos com os renováveis há muito tempo atrás, durante o governo de Jimmy Carter. Nos anos 80, o governo federal descontinuou projetos importantes, mas a Califórnia continuou”, ressaltou o ex-governador daquele Estado. “Quando assumi, em 2003, estabelecemos a meta de 20% de energia renovável até 2017; conseguimos atingir essa marca em 2010”, comemorou. Segundo ele, a Califórnia está construindo a maior estação de energia solar do mundo.

Na quarta-feira (23/03), Schwarzenegger e Cameron sobrevoaram o Rio Xingu e conversaram com índios em Altamira, no Pará. Eles também se encontraram com o cacique Raoni, líder dos caiapós. “Foi uma visita muito interessante, descendo e subindo o rio, na qual pudemos contar com a ajuda de especialistas brasileiros que explicaram todas as questões relacionadas com a floresta”, afirmou Schwarzenegger durante a coletiva.

A abertura oficial do Fórum aconteceu às 14h30 com as presenças do governador do Amazonas, Omar Aziz; o senador Eduardo Braga; o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, e líderes empresariais. Após a abertura, às 15h00, Schwarzenegger abrirá o ciclo de palestras ao lado de James Cameron com o tema “Políticas Públicas a favor da Sustentabilidade”. Em seguida, às 17h00, Dan Epstein, diretor de Sustentabilidade e Regeneração Urbana dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, fará a palestra “Grandes Eventos e Cidades Sustentáveis”.

Seminars - A Seminars é uma empresa resultado da associação do Grupo Doria, comandado por João Doria Jr., e a Maior Entretenimento, presidida por Sergio Waib, que faz parte do Grupo ABC. Tem como objetivo desenvolver o mercado de palestras, seminários e workshops nas áreas de negócios, política, economia e tecnologia. A Seminars organiza eventos sempre com personalidades relevantes, nacionais e internacionais, que sejam autoridades em suas áreas de atuação, como o ex-secretário geral da ONU e prêmio Nobel da Paz, Kofi Annan, o ex-vice-presidente dos EUA, Al Gore, o cineasta James Cameron, o ecólogo Thomas Lovejoy, e o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair.

Fundado em junho de 2003, o LIDE - Grupo de Líderes Empresariais possui sete anos de atuação, registrando crescimento de 700%. Atualmente são 750 empresas associadas (com os braços regionais), que representam 46% do PIB privado nacional. O objetivo do Grupo é difundir e fortalecer os princípios éticos de governança corporativa no Brasil, promover e incentivar as relações empresariais e sensibilizar o apoio privado para programas comunitários. Para isso, são realizados inúmeros eventos ao longo do ano, promovendo a integração entre empresas, organizações, entidades privadas e representantes do poder público, por meio de debates, seminários e fóruns de negócios.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira