Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

13/04/2011 - 11:17

Indústria Ecoeficiente é tema de capacitação oferecida a técnicos do IEL

Evento é uma das ações de projeto desenvolvido em parceria com a ABDI, com recursos da União Europeia.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL), em parceria com o Projeto de Apoio à Inserção Internacional de Pequenas e Médias Empresas (PAIIPME) – que é executado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e cofinanciado pela União Europeia, promove entre os dias 12 e 15 de abril (terça a sexta-feira), em Salvador (BA), um curso de capacitação para gestores do Instituto voltado para a transferência de tecnologia ecoeficiente. O curso tem o objetivo de capacitar os gestores em técnicas capazes de garantir às pequenas e médias empresas soluções tecnológicas com menor impacto ambiental, ampliando sua competitividade.

A capacitação é apenas uma das ações do Projeto Indústria Ecoeficiente, que teve início em 2009. Consultoria composta pelo especialista alemão Jürgen Paegere e pelo consultor brasileiro, Luciano Ivo; promoveu um diagnóstico dos serviços de apoio à internacionalização das PME brasileiras. Neste diagnóstico, foi identificada a necessidade da capacitação, que será ministrada pelos dois especialistas a um grupo de cerca de 14 técnicos do IEL dos estados da Bahia, Ceará, Pernambuco e Acre. Após esta fase, está prevista a realização, em maio, de uma missão técnica à Alemanha e França para visitar instituições internacionais que desenvolvem atividades de transferência de tecnologia para PME, bem como empresas que passaram por este processo e que hoje são modelos de eficiência.

A gerente de Tecnologia e Inovação do IEL/BA, Fabiana Carvalho, ressalta que hoje, no Brasil, a transferência tecnológica ainda é pouco desenvolvida no ambiente das micro, pequenas e médias empresas. Segundo ela, a demanda pela transferência de tecnologia ecoeficiente é maior entre as empresas de grande porte, especialmente as que contam com Sistema de Gestão Ambiental (SGA). “A metodologia trará para as micro, pequenas e médias empresas benefícios como redução dos custos de produção e energia, aumento da competitividade associado à conquista de novos clientes e mercados”, observa a gerente de IEL.

Segundo a diretora do PAIIPME, Patrícia Vicentini, ao promover a competência técnica no IEL em metodologia B2B envolvendo o tema da ecoeficiência, o projeto atinge diretamente as pequenas e médias empresas, uma vez que a metodologia será reproduzida em outros pólos produtivos e setores industriais. Ela comenta que cada vez mais a ecoeficiência é vista como elemento que garante maior competitividade. “Ao se adequarem aos processos produtivos ecoeficientes, as empresas passarão a ter acesso a mercados exigentes, podendo oferecer seus bens e serviços às grandes empresas estrangeiras”, ressalta.

Perfil-O PAIIPME é fruto de um acordo de cooperação entre Brasil e União Europeia para a inserção competitiva das PME brasileiras no mercado europeu. Com um orçamento de 44 milhões de euros (metade proveniente de fundos não-reembolsáveis da União Europeia e metade proveniente de fundos brasileiros de origem pública e privada), é o maior projeto de cooperação técnica cofinanciado pelo bloco em execução na América Latina. A iniciativa já beneficiou diretamente mais de 2500 PME, com ações de assistência técnica, formação de recursos humanos, aquisição de equipamentos de alta complexidade tecnológica, intercâmbio entre instituições, capacitação empresarial e realização de estudos.

.[Sede da FIEB- BA, dias 12,13,14 e 15 de abril de 2011 (terça a sexta-feira), às 8h30, na Rua Edistio Pondé, 342 - Salvador, Bahia].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira