Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

20/04/2011 - 10:10

Ilha de Algodoal recebe força tarefa ambiental

Nas dias 20 e 21 de abril (quarta e quinta-feira), a Ilha de Algodoal, no município de Maracanã, nordeste paraense, receberá a Força Tarefa de Proteção à Zona Costeira. A ação tem à frente 34 órgãos públicos federais, estaduais e municipais, além de concessionárias de serviços públicos e ONGs, que se mobilizarão no intuito de promover a proteção ao meio ambiente, sobretudo dos ecossistemas costeiros típicos do estado do Pará.

A atuação da força tarefa se dará tanto em caráter educativo, como em ações pontuais de repressão. “A operação reunirá aproximadamente 100 pessoas com a finalidade de sensibilizar a população local e os veranistas costumeiros da localidade, que vem apresentando problemas decorrentes da ação do homem”, explica Ivan Aragão, gerente de Meio Ambiente da Celpa, uma das instituições envolvidas na força tarefa.

O trabalho foi iniciado no dia 18 de abril, por meio de um debate público com a população, na Sede do Praiano Clube. Na ocasião, os coordenadores do projeto listaram problemas ambientais recorrentes e divulgaram a programação do evento aos moradores. Com base nesse encontro, foram definidas as diretrizes para a tomada de decisões futuras.

No dia 19 de abril (terça-feira) foram realizados os encontros de educação ambiental e técnicos voltados para a população e para as empresas sediadas em Algodoal, como forma de explicar a aplicação das leis ambientais e as de proteção ao consumidor.

No início do feriado prolongado, dias 20 e 21(quarta e quinta-feira), o foco passará a ser os visitantes e ambulantes. Como forma de tornar eficiente a ação, serão realizadas abordagens diferenciadas em vários pontos estratégicos, tendo em mira a prevenção de condutas danosas ao ecossistema da Ilha de Algodoal e a pronta repressão aos crimes ambientais que por ventura forem identificados.

Participam da força tarefa: Advocacia-Geral da União, Centrais Elétricas do Pará S. A., Agência Nacional de Aviação Civil, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Batalhão de Polícia Ambiental, Capitania dos Portos, Câmera de Vereadores do Município de Maracanã, Corpo de Bombeiros do Estado do Pará, Defensoria Pública da União, Delegacia de Meio Ambiente, Departamento de Trânsito do Estado do Pará, Gerência Regional de Patrimônio da União, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis, Juizado da Infância e Juventude, Instituto de Perícias Científicas Renato Chaves, Ministério Público do Estado do Pará, Ministério Público Federal, Museu Paraense Emílio Goeldi, Companhia Paraense de Turismo, Polícia Federal, Procuradoria-Geral do Estado, Polícia Rodoviária Federal, Programa de Orientação e Proteção do Consumidor, Prefeitura Municipal de Bragança, Prefeitura Municipal de Marapanim, Prefeitura Municipal de Maracanã, Prefeitura Municipal de Salinópolis, Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará, Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Educação do Pará, Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal Rural da Amazônia, Universidade Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Vigilância Sanitária do Estado do Pará, ONG No Olhar, dentre outros. | www.celpa.com.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira