Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

27/04/2011 - 10:47

Relação com as comunidades é o maior desafio para as empresas do setor florestal, segundo estudo do PENSA/FIA

Pesquisa encomendada pelo IPEF foi realizada em todo o país e avalia que, de todos os princípios compostos na proposta de revisão da certificação florestal, este é o que mais necessita ser trabalhado pelas empresas do setor.

O principal desafio das empresas florestais é o relacionamento com as comunidades locais. É o que conclui estudo feito pelo PENSA/FIA (Centro de Conhecimento em Agronegócios, da Fundação Instituto de Administração), produzido para o IPEF (Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais).

Realizada com 21 empresas de papel e celulose de todas as regiões do Brasil, a pesquisa constata que, de todos os 10 princípios e critérios do FSC – Forest Stewardship Council (Conselho de Manejo Florestal) –, propostos para revisão em junho de 2011 para a obtenção do selo de certificação, a relação com a população situada nas proximidades destas companhias é o fator que necessita de maior atenção.

Para o Coordenador do estudo, professor Dr. Decio Zylbersztajn, a metodologia da pesquisa permitiu perceber como as empresas se auto-avaliam em relação aos princípios e critérios do FSC. “Nos contatos feitos com empresários, que se auto-avaliaram, e com representantes das sociedades vizinhas, verificou-se que o princípio de número 4, ligado ao relacionamento com a comunidade, foi o que mais apresentou dispersão nas respostas”, comenta.

Apesar da necessidade de se trabalhar de maneira mais efetiva o relacionamento entre empresas e comunidades, a pesquisa identificou diversos pontos positivos na relação com os moradores locais como: apoio à educação; parceria com ONGs; desenvolvimento de fomento agrícola; parceria com prefeituras para fomento do desenvolvimento regional urbano; projetos de geração de renda por meio da produção agrícola; valorização dos trabalhos das comunidades com produtos não madeireiros da floresta; entre outros.

Segundo o acadêmico, o setor florestal deve visualizar o tema socioambiental como estratégico. “Este segmento está à frente de muitos outros no Brasil em termos de organização, dinamismo e capacidade de resposta às novas demandas socioambientais. É desejável que usem o conhecimento desenvolvido a seu favor, por exemplo, para desmistificar a visão negativa da cultura do eucalipto. O tema socioambiental, pela sua relevância para as organizações modernas, deve ser tratado em nível estratégico pelas empresas”, completa.

Ao todo, os dez princípios e critérios do FSC abordam os seguintes pontos: Princípio 1: Cumprimento das leis | Princípio 2: Direitos dos trabalhadores e das condições de trabalho Princípio 3: Direitos dos povos indígenas |Princípio 4: Relações com a comunidade |Princípio 5: Benefícios da floresta |Princípio 6: Os valores ambientais |Princípio 7: Planejamento de Gestão |Princípio 8: Monitoramento e avaliação |Princípio 9: Manutenção de altos valores de conservação |Princípio 10: A implementação das atividades de gestão.

Perfil-O PENSA é um centro de conhecimentos em agronegócios. Foi formado com a intenção de criar um espaço interativo entre alunos, professores e lideranças do Agronegócio nacional, por meio da pesquisa, ensino e extensão. O programa estuda a dinâmica do Sistema Agroindustrial, fornecendo subsídios à tomada de decisão e ao planejamento estratégico de organizações.

FIA-Eleita por três vezes, desde 2005, como a melhor Escola de Negócios do Brasil, a FIA, um dos mais conceituados e respeitados centros educacionais do País, possui 30 anos de atuação no setor. A Instituição de Ensino Superior (IES), credenciada junto ao MEC (Ministério da Educação), atua em três frentes: ensino, pesquisa e consultoria, capacitando-a para desenvolver estudos e prestar serviços nos mais variados campos de especialização da Administração.

Todos os MBAs oferecidos pela instituição alcançaram credenciamento junto à The Association of MBAs (AMBA), sediada em Londres, que referencia importantes escolas de negócios pelo mundo. Outro reconhecimento relevante foi concedido pelo jornal britânico Financial Times. O MBA Executivo, oferecido pela FIA, ocupa a posição de número 25 no ranking dos melhores MBAs Executivos das Américas, sendo o único MBA brasileiro na classificação elaborada pelo jornal, que destaca, ainda, a qualidade do grupo de alunos: o 6° mais experiente do mundo.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira