Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

28/04/2011 - 11:14

Movimento Limpa Brasil Let's do It! limpará Rio de Janeiro e Brasília em apenas um dia

Maior movimento de mobilização social do mundo pretende conscientizar a população em relação ao descarte de resíduos em sete das maiores cidades do país.

São Paulo – Em uma iniciativa inédita, a campanha Limpa Brasil Let´s do it! chega ao país com o objetivo de reunir meio milhão de pessoas na limpeza de sete das maiores cidades brasileiras. As primeiras ações acontecerão no Rio de Janeiro e em Brasília na primeira semana de junho, integrando as comemorações da Semana Internacional do Meio Ambiente. O projeto, trazido para cá em parceria com a Unesco, já aconteceu em 20 países e será realizado no Brasil com ações de limpeza bienais, em um total de dez anos.

O movimento visa despertar a sociedade brasileira para os problemas relacionados ao descarte indevido do lixo. Atualmente matérias-primas que poderiam ser reaproveitadas são desperdiçadas no espaço público devido à falta de informação da população. A campanha incentivará a mudança de atitude das pessoas em relação aos resíduos sólidos para estimular a preservação do meio ambiente, conscientizando a respeito da gravidade do costume de jogar lixo fora do lixo.

Idealizado pelo ambientalista Rainer Nõlvak, o movimento Let´s do it! aconteceu pela primeira vez na Estônia, em 2008, e envolveu 50 mil voluntários, retirando 10 mil toneladas de lixo das praças, ruas e florestas em um período de apenas 5 horas. No Brasil, o projeto organizado pela Atitude Brasil, empresa de comunicação social, cultural e ambiental, tem como objetivo reunir mais de 50 mil pessoas em cada uma das sete cidades pelas quais passará em 2011: Rio de Janeiro, Brasília, Campinas, Guarulhos, Goiânia, São Paulo e Belo Horizonte.

O mapeamento de pontos de descarte ilegal de lixo será feito com a ajuda dos voluntários para possibilitar um planejamento estratégico de recolhimento de grandes quantidades de resíduos no dia da ação. A população poderá enviar fotos pelo celular e cadastrar pontos de acúmulo inadequado de lixo pelo site www.limpabrasil.com. Os dados serão consolidados por uma ferramenta de código aberto desenvolvida na Estônia e customizada no Brasil para atender as necessidades locais.

“A proposta desse projeto não é apenas limpar as cidades, mas conscientizar a população sobre os problemas de jogar lixo fora do lixo e incentivar a mudança de atitude. Trata-se de um projeto de educação, valorização da cidadania e respeito ao próximo”, afirma Marta Rocha, diretora executiva da Atitude Brasil.

Os interessados em participar do movimento devem se cadastrar pelo site www.limpabrasil.com, no qual há quatro opções de voluntariado: divulgação, organização, logística e dia da ação. O lixo reciclável recolhido será separado e enviado às cooperativas. Já os rejeitos ficarão sob a responsabilidade das prefeituras, que encaminharão esses itens para os aterros sanitários.

Após as ações nas cidades, haverá shows com grandes astros da música brasileira. Esses eventos terão uma dinâmica especial, cujo mote será “do meu lixo cuido eu”. A proposta é que haja interrupções nas apresentações para cobrar dos espectadores a limpeza do espaço, propondo que cada um se responsabilize pelos resíduos que produzir e, portanto, realizando uma inovadora ação de conscientização: o primeiro show limpo do Brasil. Catadores de materiais recicláveis serão responsáveis pela supervisão da limpeza do local usando duas bandeirinhas, uma vermelha e outra verde, para avisar a produção do evento caso haja ou não lixo no chão.

O Instituto Akatu, em parceria com a TV Futura, ficará responsável pela criação de um programa educativo sobre consumo consciente, que será disseminado em escolas de todo o país. O mesmo conterá materiais para orientação de coordenadores, professores e alunos, os quais serão disponibilizados posteriormente no site do Limpa Brasil Let’s do it!, reafirmando a crença da Atitude Brasil na importância de democratizar a informação. A princípio, esse projeto servirá de base para a conscientização dos alunos e professores de escolas municipais, que participarão do Dia da Escola. Um dia antes do mutirão em cada cidade haverá uma articulação para a limpeza do quarteirão das escolas públicas municipais. Essa ação visa mostrar para as crianças como é importante se preocupar com a destinação dos materiais descartados.

Entre as personalidades apoiadoras do projeto estão Tião Santos, personagem do documentário “Lixo Extraordinário”, dirigido pelo artista plástico Vik Muniz; o ator Wellington Nogueira, criador da ONG “Doutores da Alegria”; e o escritor Ferréz. O movimento conta ainda com o patrocínio das empresas Oi, Vale e Banco do Brasil, e com o apoio da Rede Globo, Canal Futura, TV Cultura, MTV, Revista Istoé, Editora Trip, gráfica Stilgraf, agência Leo Burnett e da marca de roupas 1dasul.

.[Brasília - 03 e 04 de junho | Rio de Janeiro - 04 e 05 de junho | Guarulhos - 06 e 07 de agosto | São Paulo - 13 de agosto a 18 de setembro | Goiânia - 27 de agosto | Campinas - 24 e 25 de setembro | Belo Horizonte – a definir].

Perfil-A Atitude Brasil é uma empresa de comunicação social, cultural e ambiental, especializada no desenvolvimento de programas e projetos com foco nos princípios da sustentabilidade e na democratização do conhecimento. Criada em 2005, a organização é responsável pela concepção e realização do Fórum Internacional de Comunicação e Sustentabilidade – cuja quarta edição acontece em 2011, entre 26 e 27 de maio - e pela organização do projeto ‘Limpa Brasil Let´s do it!’, programa que visa mobilizar a população para a limpeza das principais cidades do Brasil e conscientizar a sociedade em relação ao tratamento e descarte correto dos resíduos sólidos.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira