Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2011 - 11:22

Saneamento básico

A sustentabilidade da gestão no modelo brasileiro .

Seminário realizado pela Aesbe acontece entre 07 e 08 de junho, no auditório Nereu Ramos, em Brasília-DF, objetivando reduzir os efeitos das mudanças climáticas no País.

Muito já se ouviu falar sobre sustentabilidade, mas você sabe o que é isso? Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

E é seguindo estes parâmetros, que as companhias estaduais de saneamento básico do Brasil, por meio da Aesbe (associação que as representa) estão realizando o seminário "A Sustentabilidade da Gestão do Saneamento". O evento acontecerá no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília-DF, entre os dias 7 e 8 junho (veja a programação na segunda página).

A Aesbe entende que as atividades de saneamento, embora fundamentais à preservação do meio ambiente, à manutenção da saúde humana e ao desenvolvimento socioeconômico das regiões, também interferem no equilíbrio ambiental do planeta. "E, para reduzir os impactos advindos da operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, os agentes que compõem o setor de saneamento básico nacional estão mobilizados para promover e discutir iniciativas que visem à sustentabilidade desses serviços, sem impactar os ecossistemas nos quais estão inseridos", comentou Abelardo de Oliveira Filho, diretor presidente da Aesbe.

O seminário "A Sustentabilidade da Gestão do Saneamento" tem como objetivos apresentar iniciativas ambientais realizadas pelas companhias estaduais de saneamento básico que favoreçam a melhoria e a ampliação dos serviços de distribuição de água e de coleta e tratamento de esgoto; discutir alternativas econômicas, operacionais e institucionais que promovam a sustentabilidade dos serviços; e difundir a conscientização sobre a importância do saneamento para a sociedade.

Quatro painelistas convidados irão expor informações, trabalhos e ações que situem o público sobre a atual situação do mundo e, especialmente, do Brasil no que diz respeito aos impactos das mudanças climáticas. Ao final de cada painel, os convidados debaterão seus temas numa mesa redonda que também responderá perguntas da plateia.

Como painelistas convidados o seminário terá: Carlos Tucci: Consultor do Banco Mundial; Raul Velloso: Consultor Econômico especializado em Análise Macroeconômica e Finanças Públicas e Ph.D, Master of Philosophy e Master of Arts em economia pela Universidade de Yale, nos EUA; Nabil Bonduki: Secretário de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente; Silvano Silvério da Costa: Diretor de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente.

Para a Unesco, a mudança climática está tendo um impacto significativo nos padrões climáticos, nas precipitações e no ciclo hidrológico, afetando a disponibilidade de água superficial, assim como a umidade do solo e reposição de água subterrânea. Um recente estudo estima que a mudança climática está acontecendo devido ao crescimento global da escassez de água (20%) e devido ao crescimento populacional e ao desenvolvimento econômico (80%).

Por isso, o Brasil tem tentado se alinhar às estruturas setoriais à conjuntura nacional e internacional sobre a questão da mudança climática. Persistem, todavia, problemas de carência de recursos humanos em quantidade e qualidade, deficiências de infraestrutura e logística capazes de atender questões emergentes do conflito entre desenvolvimento econômico e medidas de proteção, conservação e uso sustentável dos ativos ambientais.

Inscrição- Para se inscrever, os interessados deverão enviar um e-mail para [email protected], informando o nome, empresa/instituição de vinculação e telefone de contato. Não há taxa de inscrição, mas os interessados devem se apressar, pois estão sendo oferecidas somente 150 vagas.

Perfil-Aesbe - A Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais (Aesbe) é uma entidade civil sem fins lucrativos que há 26 anos representa as empresas estaduais de água e esgoto do País. Juntas, essas companhias atendem a 3943 municípios, ou seja, 76% da população urbana brasileira. Tem sede no Distrito Federal e dentre seus objetivos está o de zelar pelo interesse de suas associadas, promovendo o contínuo aperfeiçoamento técnico, por meio do intercâmbio de experiências, além de elaborar e divulgar estudos e trabalhos diversos. [ www.aesbe.org.br ou telefone (61) 3326-4888 r-13].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira