Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

21/05/2011 - 11:22

Itaipu e UFPR lançam documentário Água


Série será exibida inicialmente em todos os 47 canais universitários do Brasil, além de outras emissoras abertas.

O auditório do Refúgio Biológico Bela Vista ficou lotado na manhã do dia 20 de maio (sexta-feira), para a avant-première da série de documentários “Água”, produzida por meio de uma parceria da Itaipu Binacional com a TV UFPR, da Universidade Federal do Paraná.

A série, produzida pela Vision Art e dirigida por Carlos Debiasi e Carlos Rocha, é composta por dez programas de televisão com 25 minutos cada um, tratando das ações de meio ambiente e sustentabilidade realizadas pela hidrelétrica de Itaipu na região Oeste do Paraná, por meio do Programa Cultivando Água Boa (CAB).

Foram mais de seis meses de produção, que renderam imagens belíssimas das cidades do Oeste paranaense e um registro documental sobre as ações de preservação desenvolvidas pela Itaipu. O documentário vai ao ar na TV UFPR e em todos os 47 canais universitários do Brasil através da rede IFES, além de ficar disponível na internet, no site [www.tv.ufpr.br].

Algumas TVs abertas já mostraram interesse de exibir os programas, que deverão ganhar em breve versão em espanhol e inglês.

Estiveram presentes ao evento o diretor-geral da Itaipu, Jorge Samek; o diretor de Coordenação, Nelton Friedrich; o reitor da UFPR, Zaki Akel; o reitor da Unila, Hélgio Trindade; a prefeita de Santa Terezinha de Itaipu, Ana Carlessi, Carlos Rocha, diretor da TV UFPR, entre outras autoridades, além de educadores ambientais, agricultores beneficiados pelo CAB e representantes de todas as diretorias de Itaipu.

Após a exibição de uma parte do primeiro episódio do documentário, foi feita uma entrega simbólica dos filmes para a Itaipu. “Boas práticas devem ser difundidas, e o programa Cultivando Água Boa é um exemplo. Para a UFPR, é um prazer fazer mais essa parceria tão positiva com a Itaipu”, disse o reitor Zaki Akel.

Segundo Samek, o grande mérito do documentário é apresentar as ações do CAB de forma sistêmica. “Nesses documentários, o programa é mostrado de forma isenta e completa, com seus pontos positivos e com o que podemos melhorar. É um documento valioso”, disse. Nelton Friedrich concorda: “O documentário mostra que o CAB não é uma proposta; é um projeto concreto, que apresenta resultados reais”.

CAB-O Cultivando Água Boa é uma plataforma de ações multilaterais de Itaipu e de centenas de parceiros e colaboradores, das mais diversas esferas sociais (prefeituras, ONGs, representantes religiosos, associações de moradores, pescadores e produtores rurais). As ações do programa envolvem a sensibilização, a conscientização e a realização de atitudes de preservação do meio ambiente.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira