Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/08/2007 - 10:08

Ônibus do meio ambiente medirá qualidade do ar da Baixada Fluminense

A Baixada Fluminense será a primeira parada do ônibus da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, que começa a funcionar na primeira quinzena de setembro. "Vamos fazer a medição da qualidade do ar, pois recebemos muitas denúncias de pessoas que estão sentindo dor de garganta à noite e isso pode ser um reflexo da poluição", explicou o presidente da comissão, deputado André do PV.

Preparado para ser um laboratório móvel que medirá indicadores de qualidade da água, do ar, do solo, da flora e da fauna, entre outros, o ônibus ecológico será utilizado pela comissão nos trabalhos de demanda induzida, para averiguar dados em diferentes locais do estado e, em casos de demanda emergencial, para atender possíveis acidentes que degradem o meio ambiente. "Quando a imprensa chegar ao local, nós já teremos condições de apresentar um relatório com tudo o que aconteceu e apontar as possíveis soluções para o acidente", explicou o deputado, que considera o veículo uma excelente ferramenta para a população fluminense no que se refere à educação ambiental.

Segundo o parlamentar, a grande novidade do ônibus é o decibelímetro, que permitirá o recebimento de denúncias contra a poluição sonora. "É dever de toda a população informar possíveis desmandos a esse respeito", disse André do PV, acrescentando que o ônibus contará ainda com uma TV de plasma, que exibirá vídeos com informações para a população de como se portar em casos de emergência, além de palestras ministradas por técnicos da comissão.

Os equipamentos do veículo foram conseguidos através de convênios com laboratórios de universidades, que equiparão o veículo de acordo com a necessidade da operação. Além da estrutura do laboratório, o ônibus vem com guincho, gerador próprio, freezer e compartimento para água potável, entre outros acessórios voltados para a análise. No reboque será levado um bote motorizado para facilitar incursões em locais de difíceis acesso. "Faremos medições da qualidade da água no Rio Paraíba do Sul e na Baía de Guanabara, o trabalho será árduo, mas tenho certeza que trará resultados", disse o presidente da comissão, que pretende usar o ônibus como contraponto para as informações oficiais passadas pelo estado. "Vamos apresentar para as pessoas um trabalho pronto. Teremos especialistas que irão circular por todo estado informando e trabalhando pelo meio ambiente", afirmou o parlamentar.| www.alerj.rj.gov.br

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira