Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

25/05/2011 - 09:08

Sistema da Mizumo auxilia o projeto sustentável da Comgás


A Comgás foi em busca de soluções modernas e ambientalmente corretas para a construção de seu site e optou pelo sistema compacto de tratamento de esgoto sanitário da Mizumo.

O interesse em compartilhar a cultura de sustentabilidade na dimensão ambiental, econômica e social tem crescido consideravelmente no mundo e muitas empresas, de fato, estão mudando suas estratégias de negócios para alcançar todos os benefícios gerados por uma gestão socialmente responsável. Este desafio resultou num contrato entre a Mizumo, uma unidade de negócios do Grupo Jacto e referência nacional em soluções compactas para tratamento de esgoto sanitário (ETEs), e a Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) – a maior distribuidora de gás natural canalizado do Brasil.

O contrato entre as empresas foi firmado em agosto de 2006, época em que a Comgás restaurou sua sede no Complexo do Gasômetro, que fica no bairro do Brás, em São Paulo. A área é tombada pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) e, além de preservar os detalhes originais, foram implantadas tecnologias que tornaram o prédio um edifício autossustentável. Características técnicas, custo de aquisição e manutenção foram fatores primordiais para a escolha da Mizumo no processo de concorrência.

Para obter um projeto eficiente, foi dimensionado o sistema da linha Mizumo Plus, que está instalado no subsolo e em funcionamento há cinco anos. Sua capacidade de tratamento atende a vazão total de 60 m³/dia, o que representa, em média, 700 usuários. A estação compacta Mizumo Plus oferece economia no consumo de água potável e conservação dos recursos hídricos, trazendo os benefícios ambientais almejados pela Comgás. O projeto contempla o reúso e o efluente tratado é misturado à água coletada das chuvas, para utilização nas bacias sanitárias. Em breve, deve ser aproveitado na irrigação do jardim do site.

“Com a implantação da ETE Mizumo, contribuímos com o meio ambiente e evitamos a poluição. Em função do reúso, a Comgás deixa de utilizar cerca de 60.000 litros/dia de água potável”, conta José Amauri Bianco, engenheiro de manutenção/obras da Comgás. Segundo ele, existe a possibilidade de novos contratos com a Mizumo. “A empresa fez um projeto bem elaborado e eficiente, tanto que idealizamos outros contratos em sites que estão em processo de reforma”, conclui.

“O prédio da Comgás foi restaurado seguindo os princípios de uma construção sustentável, e para a Mizumo fazer parte desse projeto é uma confirmação do nosso propósito, que é melhorar o ambiente em que vivemos”, diz Giovani Toledo, gestor da unidade de negócios Mizumo. “Empreendimentos que adotam o reúso para uso geral contribuem para reduzir a demanda sobre os mananciais e isso, além de diminuir significativamente os gastos com água, faz com que um recurso natural – potável –, que está cada vez mais escasso, seja economizado, caracterizando-se como uma ação social e ambientalmente das mais corretas”, completa. [www.mizumo.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira