Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2011 - 10:01

Henkel participa com produtos inovadores e sustentáveis, na diminuição do uso de água e energia nos processos produtivos dos clientes

Empresa já atingiu suas metas de indicadores ambientais para 2012.

São Paulo – A Henkel, fabricante das marcas Loctite Super Bonder, Pritt, Cascola, Bonderite, Liofol e Schwarzkopf, destaca suas iniciativas pautadas em inovação e tecnologia que ajudam os clientes na obtenção de processos produtivos mais ecoeficientes. Nas unidades fabris da empresa, a contribuição dos colaboradores fez com que a Henkel superasse as expectativas com relação aos seus próprios objetivos para com o meio ambiente.

Evidenciando seu pioneirismo em sustentabilidade, os primeiros princípios em proteção ambiental e do consumidor foram introduzidos nos negócios da empresa em 1982, dando origem posteriormente aos “Princípios e Objetivos de Proteção e Segurança Ambiental”. Já em 2004, com a inclusão dos aspectos de responsabilidade social, foi criado o Código de Sustentabilidade Corporativa, que norteia as ações da empresa de modo que a Henkel haja de forma sustentável e socialmente responsável em suas operações.

Neste cenário, em 2008, a Henkel estabeleceu metas para diminuir os seus indicadores ambientais para o período de 2007 até 2012, sendo: 15% de redução em consumo de energia elétrica, 10% em consumo de água, 10% em geração de lixo e 20% em acidentes de trabalho. Com o comprometimento dos colaboradores, já no final de 2010, a região Latinoamericana da empresa alcançou estas metas, tendo reduzido 29% os acidentes de trabalho, 21% o consumo de energia, 26% o uso de água e em 24% a quantidade de lixo gerado..

“Esta conquista está diretamente ligada à forma com que a Henkel pratica a sustentabilidade e a responsabilidade social corporativa”, explica Sergio Crude, Gerente Regional de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Segurança de Produtos na Divisão de Adesivos da Henkel América Latina. “A empresa tem na sustentabilidade um dos seus principais valores corporativos e está certa que ela contribui diretamente para o seu negócio”, completa o executivo.

Inovação nos processos industriais leva clientes da Henkel a reduzir consumo de água e energia.

A adoção da tecnologia nanocerâmica Bonderite NT, da Henkel, para o tratamento e pré-pintura de chapas metálicas utilizadas na produção de eletrodomésticos permite que o setor diminua o consumo de água e energia e de etapas no processo produtivo das plantas, como é o caso da Whirlpool Latin America e da Electrolux, por exemplo.

Nas plantas de Joinville e de Manaus da Whirpool, fabricante dos produtos Brastemp e Consul, houve a redução de etapas na linha de pré-tratamento de chapas, de 8 para 6, e diminuição de 35% na utilização de água e de energia, esta última aliada a uma redução de 10% no consumo de gás. O Bonderite NT é usado nas linhas de produção de refrigeradores, freezeres, frigobares, condicionadores de ar, fornos de microondas e fogões.

Já na Electrolux, com a adoção da nanotecnologia da Henkel, a empresa conseguiu diminuir 2 etapas produtivas, de 8 para 6, e como conseqüência obter a redução de 70% na utilização de água, em suas plantas de Guabirotuba, em Curitiba, e de São Carlos, em São Paulo.

Perfil-A Henkel opera em todo mundo com marcas e tecnologias líderes em três áreas de negócios: Detergentes e Produtos de Limpeza, Cosméticos e Cuidados Pessoais, e Tecnologias em Adesivos. Fundada em 1876, a Henkel mantém posições de destaque no mercado global, tanto nos negócios ao consumidor quanto nos negócios industriais, com marcas de sucesso como Persil, Schwarzkopf e Loctite. A Henkel emprega aproximadamente 48 mil pessoas e obteve um faturamento de 15,1 bilhões de euros e lucro operacional ajustado de 1,9 bilhão de euros no ano fiscal de 2010. As ações preferenciais da Henkel são negociadas na bolsa de valores alemã DAX e a empresa faz parte do ranking Fortune Global 500. No Brasil, a empresa atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Cosmética Capilar Profissional. Em 2010, a Henkel Brasil teve um faturamento total líquido de 769 milhões de reais.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira