Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

04/06/2011 - 10:01

PepsiCo do Brasil comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente

Companhia mantém estratégia envolvendo tanto medidas simples quanto investimentos na área, todas balizadas pela estratégia de negócios Performance com Propósito.

São Paul - A PepsiCo do Brasil, fabricante de marcas como QUAKER®, COQUEIRO®, ELMA CHIPS® e TODDY®, anuncia no Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, a produção, ao longo de 2010, de cerca de 35 mil displays reciclados de BOPP para pontos-de-venda. O montante é 75% maior que a meta estipulada no início do ano passado. Para 2011 a ideia é repetir o sucesso e produzir mais 35 mil unidades do material. Além disso, a companhia está em fase de teste de um novo modelo de display feito de BOPP reciclado, para atender outras categorias de produtos da empresa.

A novidade, criada para a exposição de produtos Elma Chips, é fabricada a partir do BOPP, película de polipropileno biorientada utilizada na confecção de embalagens de snacks, e de poliestireno, resina sintética reciclada. O BOPP é utilizado para a construção de 95% da estrutura do expositor. Para a produção de cada unidade é utilizado material equivalente a 675 embalagens de salgadinhos. A nova empregabilidade do BOPP ajuda a desmistificar a crença de que se trata de um material não reciclável e prova sua versatilidade.

“As embalagens de salgadinhos, consideradas resíduos de difícil reciclabilidade e tidas pela comunidade de catadores como material sem valor comercial, agora são transformadas em importante ferramenta para o ponto de venda. Não há notícia de iniciativa similar em qualquer parte do mundo”, comenta Cláudia Pires, gerente de Sustentabilidade da Pepsico do Brasil. Outro exemplo destacado pela executiva da importância que o tema sustentabilidade tem para a companhia é a criação de cursos sobre o tema dentro do currículo da Universidade PepsiCo, que centraliza as soluções de aprendizado para cada "família" de cargos e funções dentro da organização. As iniciativas estão incluídas na visão de sustentabilidade da empresa, chamada de Performance com Propósito.

A geração de empregos é outro aspecto importante do programa de reciclagem do BOPP. Na Clodam, recicladora que transforma as embalagens de snacks em resina, quem executa o trabalho são detentos em regime semi-aberto. A iniciativa contribui para a inserção desses presidiários no mercado de trabalho. A PepsiCo está sendo precursora em iniciativa que serve de incentivo ao empresariado brasileiro. Prova disso é que já fomos procurados por mais três companhias que se inspiraram no display BOPP e já estudam projetos semelhantes no país dentro de suas respectivas áreas de atuação, conta o diretor comercial da Clodam, Ricardo Rogério.

Segundo Alexandre Silveira, vice-presidente da Fábrica de Idéias, empresa que produz o display a partir da resina fabricada pela Clodam, a iniciativa está desmistificando o uso do BOPP. Silveira adverte que também é necessária uma mudança cultural, que passa por toda a cadeia do processo produtivo e chega até o consumidor final. O consumidor final deve entender que é preciso reciclar as embalagens de snacks, que devem ser descartadas junto com outros materiais plásticos. Também as cooperativas de reciclagem, que em geral não coletam as embalagens por desconhecerem a sua possibilidade de reaproveitamento, precisam ser educadas para este novo momento.

Perfil-A PepsiCo oferece o maior portfólio mundial de marcas de alimentos e bebidas, que inclui 19 diferentes linhas de produto que geram anualmente mais de US$ 1 bilhão de vendas no varejo cada. Seus principais negócios - QUAKER® (Cereais), TROPICANA® (sucos), GATORADE® (bebidas esportivas), FRITO-LAY® (snacks), e PEPSI-COLA® (bebida carbonatada) - também produzem centenas de outros alimentos e bebidas convenientes, saborosos e nutritivos, que são nomes conhecidos e respeitados em todo o mundo.

No Brasil desde 1953, a PepsiCo é uma das principais companhias de alimentos e bebidas do país e atua no mercado por meio de marcas preferidas e líderes de mercado como QUAKER® (cereais), TODDY® e TODDYNHO® (achocolatados), COQUEIRO® (pescados), ELMA CHIPS®, LUCKY® e EQLIBRI™ (snacks), GATORADE® e PROPEL® (bebidas esportivas), LIPTON® (chá pronto, em parceria com a Unilever), KERO COCO® e TROP COCO® (água de coco), H2OH!® e PEPSI-COLA® (bebidas carbonatadas).

No total, a companhia conta com 15 plantas e cerca de 100 filiais de vendas localizadas em todo território brasileiro e com o talento de quase 10 mil funcionários que já elegeram a empresa por 11 vezes como uma das melhores para trabalhar no Brasil (segundo pesquisa da Revista Exame e FIA – USP). Desde 1997, a companhia mantém estreita parceria com a AmBev - Companhia de Bebidas das Américas - para a produção, comercialização e distribuição de PEPSI®, H2OH! ®, GATORADE® e LIPTON® aos mais de um milhão de pontos de venda pelo país.

Na PepsiCo, os funcionários são unidos pelo compromisso de alcançar crescimento sustentável ao investir em um futuro mais saudável para as pessoas e para o planeta, o que acreditamos também ser um futuro mais bem sucedido para a PepsiCo. Nós chamamos este compromisso de Performance com Propósito, isto é, a promessa da PepsiCo de oferecer um amplo portfólio de alimentos e bebidas que atendam aos paladares locais dos consumidores; de descobrir formas inovadoras para minimizar nosso impacto no meio ambiente, incluindo a conversação de água e de energia e a redução do volume de embalagens; de propiciar um ótimo local de trabalho para os nossos funcionários; e de respeitar, apoiar e investir nas comunidades onde operamos. [www.pepsico.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira