Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2011 - 11:04

BASF apresenta contribuições para redução de impactos ambientais no Dia Mundial do Meio Ambiente

Redução do consumo de água em 42% no Brasil é um dos exemplos de gestão ambiental da empresa.

Setores de construção, automotivo e agricultura beneficiam-se com soluções que reduzem as emissões de CO2 Educação ambiental, reflorestamento e análise de ecoeficiência são conhecimentos da empresa compartilhados com a sociedade.

Mais de 650 mil mudas plantadas pelo Programa Mata Viva- A Organização das Nações Unidas (ONU) determinou, em 1972, que o dia 5 de junho seria o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem como objetivo provocar a reflexão e incentivar ações concretas que tenham como escopo a preservação ambiental. A BASF, como indústria química, deve contribuir para que a sociedade tenha acesso a produtos que assegurem a redução dos impactos ambientais e, além disso, gerenciar, minimizar e prevenir os impactos de suas próprias atividades. Isso sempre foi realidade nas atividades da empresa no Brasil e no mundo.

No que se refere à gestão ambiental, a BASF estabeleceu, em 2003, metas ambientais de redução até 2020 tanto do consumo de água e energia elétrica quanto na geração de resíduos, efluentes e emissões. Os resultados de 2003 até aqui, no Brasil, são representativos, mas há ainda mais espaço para melhorias, confira abaixo as reduções de: .23% nas emissões de gases efeito estufa por tonelada de produto vendido |. 56% nas emissões de poluentes para a atmosfera |.16% nas emissões de nitrogênio nos efluentes |.37% nas emissões de metais pesados nos efluentes |.5,5 mil toneladas de resíduos sólidos |.42% no consumo específico de água.

Além destas reduções em gestão ambiental, a BASF apresenta soluções em produtos para diversas indústrias que auxiliam na minimização de impactos ambientais em suas aplicações, se comparados aos materiais convencionais. Veja abaixo alguns exemplos presentes no portfólio da empresa:

Construção- Styropor® e Neopor® – poliestirenos expansíveis para a fabricação de placas, blocos e peças de EPS para painéis de câmaras frigoríficas, telhas térmicas, embalagens, lajes e paredes. Contribui para a redução no consumo de energia, flexibilidade de formas, baixo peso, excelente resistência mecânica, além de conferir conforto térmico ao ambiente.

Elastopor® e Elastopir® – sistema de poliuretano que gera uma espuma rígida para ser aplicada na fabricação de painéis para câmaras frias, salas limpas, telhas, placas, forração de tubulações de fluído quente e frio e spray de superfície conferindo ao ambiente o efeito de isolamento térmico e/ou a impermeabilização de lajes e coberturas. Propicia redução no consumo de energia, além de uma construção mais limpa, gerando pequena quantidade de resíduos.

Cementium® – linha de aditivos para cimento. Nesta linha, a BASF uniu sua alta tecnologia com a experiência e tradição da indústria de cimento para desenvolver a linha Cementium®, que tem como objetivo agregar valor à cadeia produtiva do cimento. A linha contempla aditivos que são normalmente utilizados no seu processo de fabricação, atuando, principalmente, na moagem de cimento e como potencializadores de performance. Esses aditivos contribuem em vários aspectos da fabricação do cimento: reduzem os custos, proporcionam menor consumo de energia, aumentam a eficiência da produção e garantem um produto de qualidade, além de contribuírem para a redução da emissão de CO2.

Acrílicos Menos Sujeira e Sem Cheiro – tintas decorativas que asseguraram mais bem-estar ao consumidor no processo de pintura. Com fórmula exclusiva que garante redução de até 70% nos respingos provocados pela tinta no momento da pintura, facilita o processo de limpeza do ambiente. Além disso, o cheiro da tinta sai após três horas de aplicação (diferente das 17 horas, em média, das tintas convencionais). A linha é à base de água, ou seja, apresenta menor emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC) na atmosfera, o que contribui para a conservação do meio ambiente e também para a saúde dos consumidores.

Automotivo-Catalisadores - para diminuir a emissão de gases tóxicos emitidos por seus motores, os veículos produzidos no Brasil a partir de 1992 foram equipados com o catalisador veicular. O catalisador da BASF é capaz de transformar gases como monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio em gases purificados como gás carbono, nitrogênio e água. O catalisador é uma inovação tecnológica que combate a poluição do ar, preservando o meio ambiente e melhorando a sua qualidade de vida. O catalisador é aplicado sobre um núcleo cerâmico ou metálico, que, por meio de reações químicas ocorridas em seu interior, realiza esta transformação das emissões.

Agricultura-Cultivance® - primeiro cultivo geneticamente modificado, desenvolvido no Brasil, desde o laboratório até a comercialização, fruto de mais de 10 anos da cooperação bem-sucedida entre a Embrapa e a BASF, líder mundial no fornecimento de soluções agrícolas. O Sistema de Produção Cultivance® combina variedades de soja tolerantes a herbicidas com herbicida de amplo espectro da BASF. A tecnologia oferecerá aos agricultores um novo sistema de controle capaz de gerenciar, de maneira eficaz, um grande número de plantas daninhas. Desenvolvido para ser aplicado pós-emergência, o herbicida proporcionará aos agricultores conveniência e flexibilidade de aplicar o herbicida, como necessário, para o controle de plantas daninhas durante as primeiras semanas de crescimento da cultura. Os agricultores também se beneficiarão de experiência logística e ambiental: poucas aplicações do herbicida por hectare reduzirão o uso de máquinas e mão-de-obra, assim como serão reduzidos os custos para agricultores, e emissão de CO2 ao meio ambiente.

Educação Ambiental-A BASF contribui disseminando conhecimento por meio da atuação da Fundação Espaço ECO no que se refere à educação ambiental, reflorestamento e análise de ecoeficiência. No entorno de suas fábricas, a BASF possui projetos educacionais, com destaque para o Programa Semente do Amanhã em Guaratinguetá, SP. Confira abaixo:

Fundação Espaço ECO - inaugurada em 2005, a Fundação Espaço ECO foi instituída pela BASF com o apoio da GTZ, agência de cooperação técnica internacional do governo alemão. Ela está situada em São Bernardo do Campo, SP em uma área de aproximadamente 300 mil m² considerada Reserva da Biosfera do Cinturão Verde do Estado de São Paulo pela UNESCO. A Fundação Espaço ECO é o primeiro Centro de Excelência para Ecoeficiência Aplicada na América Latina com a missão de promover o desenvolvimento sustentável por meio da aplicação de soluções e tecnologias em ecoeficiência, educação ambiental e reflorestamento. Conheça os resultados da atuação da Fundação em seus cinco anos de existência: . mais de 93 mil pessoas beneficiadas, direta e indiretamente, em projetos, palestras e treinamentos |.plantio de, aproximadamente, 658 mil mudas para a restauração de 395 hectares pelo Programa Mata Viva de Adequaçã Ambiental, desenvolvido pela BASF e também contando com parcerias de cooperativas agrícolas |.30 análises concluídas de ecoeficiência e socioecoeficiência que demonstraram benefícios e oportunidades de melhoria contínua para produtos, processos e serviços |.Por meio do Programa de Educação Ambiental com as escolas das regiões em que as cooperativas agrícolas parceiras atuam, a FEE contribui com a execução, planejamento e acompanhamento pedagógico nas escolas. Atualmente, 5 projetos já foram concluídos.

Programa Semente do Amanhã - criado em 2005 com o objetivo de capacitar educadores para a abordagem de temas ambientais em sala de aula, promovendo a educação ambiental dos estudantes, o Programa rapidamente se tornou um destaque no ensino municipal de Guaratinguetá, SP. Confira as atividades do Programa em 2010: .400 professores capacitados |. cerca de 8 mil crianças beneficiadas, do 1º ao 5º anos |.capacitação dos profissionais da educação, aulas de campo municipal e estadual, oficinas pedagógicas para alunos e professores, oficinas para a comunidade, fórum de educação ambiental, feira verde e sarau ambiental.

BASF Brasil 100 anos. Transformando a química da vida.2011: Ano Internacional da Química – Química para um mundo melhor- O ano de 2011 é coincidentemente marcado por dois importantes acontecimentos no mundo da ciência: os 100 anos da BASF no Brasil e na América do Sul e o Ano Internacional da Química, decretado pela UNESCO, órgão de educação das Organizações das Nações Unidas, com a participação da IUPAC (União Internacional de Química Pura e Aplicada) e homenagem ao centenário do Prêmio Nobel de Química concedido à franco-polonesa Marie Curie, que visa ampliar a consciência da população sobre a importância da Química para o a melhoria da qualidade de vida e a saúde das pessoas, assim como sobre a importância da Química em todo o ambiente humano. Neste mesmo contexto, o centenário da BASF na região é celebrado com a sensibilização sobre contribuição da química para o desenvolvimento da sociedade, tendo as megatendências globais como motivadores para suas inovações. Química é transformar o que já existe, é criar o novo, é melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Perfil-A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance e produtos para agricultura até petróleo e gás. Como uma parceira confiável, cria a química para ajudar seus clientes de todas as indústrias a atingir ainda mais o sucesso. Com seus produtos de alto valor e soluções inteligentes, a BASF tem um papel importante para encontrar respostas a desafios globais como proteção climática, eficiência energética, nutrição e mobilidade. A BASF contabilizou vendas em mais de 63,9 bilhões de euros em 2010 e contava, aproximadamente, com 109.000 colaboradores no final do ano. Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).

.As vendas na América do Sul totalizaram, aproximadamente, €3.8 bilhões de euros em 2010 (Esse resultado abrange os negócios realizados pelas empresas do Grupo na região, incluindo a Wintershall - empresa situada na Argentina, voltada a produção de óleo cru e gás). Na América do Sul, a BASF contava com mais de 6.000 colaboradores em 31 de dezembro de 2010.[www.basf.com].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira