Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

07/06/2011 - 11:04

Estácio adere à Máquina de Venda Reversa de material reciclável em unidade de São Paulo

Esta é a primeira vez no Brasil que uma instituição de ensino aposta no equipamento de logística reversa com capacidade para receber embalagens de PETs e metálicos.

Desde a última semana de abril, os alunos da Estácio do campus Jabaquara contam com uma máquina de venda reversa na qual podem inserir material reciclável (PETs e metálicos) e concorrer à prêmios, como câmera digital, DVD e mochilas. O equipamento de origem norueguesa é representado pela Susten Trading, que traz para o mercado nacional a primeira Máquina de Venda Reversa (RVM, em inglês Reverse Vending Machines).

“Como a universidade está empenhada em ações de sustentabilidade, oferecemos a oportunidade dos alunos participarem desta iniciativa. Num primeiro momento, programamos a máquina para receber PETs e metálicos. Posteriormente vamos instalar novos equipamentos para receber outros tipos de materiais”, afirma Thiago von Gal, diretor de desenvolvimento de negócios da Susten Trading.

Utilizado em países que adotam a legislação de Depósitos de Sentido Único e estabelecem um valor monetário para cada engarrafado (vidros, latas, plásticos) comprado, a máquina aceita latas de alumínio e metal, garrafas tipo PET, plásticos, vidros e embalagens de produtos de beleza e de limpeza. O equipamento recebe uma programação para distinguir qual resíduo será inserido e para armazená-lo em diferentes compartimentos, ficando pronto para o transporte seletivo.

“A Estácio reconhece seu papel na formação de cidadãos conscientes e preocupados com o futuro do ambiente em que vivem. Por isso, a adoção da Máquina de Venda Reversa é mais um elemento para trabalhar com os estudantes a redução de lixo e incentivar a reflexão sobre o consumo”, explica o diretor executivo de relações institucionais da Estácio, João Barroso.

Atualmente não existem equipamentos que incentivem a reciclagem no Brasil por meio de descontos e benefícios. Segundo o executivo da Susten Trading, aqui são encontrados quiosques de entrega voluntária juntamente com cooperativas de triagem dos resíduos, e que apenas depois da seleção são destinados à reciclagem. Além deste diferencial, a máquina também imprime um relatório dos materiais coletados. “Todo o material recolhido será registrado e catalogado de acordo com a quantidade e os tipos de materiais e depois destinados para as cooperativas parceiras, ONGs e indústrias de reciclagem”, completa.

“O objetivo é conscientizar os brasileiros sobre a importância da reciclagem não só de latinhas, mas também de outros recipientes que os consumidores não sabem que são recicláveis ou retornáveis. Esta ação pode reduzir os custos de energia, de água e também a redução de CO2 na atmosfera”, ressalta von Gal.

Com investimento inicial de R$ 280 mil para importar as máquinas, o faturamento da Susten Trading virá do aluguel dos equipamentos e de serviços como programação de incentivos, coleta e encaminhamento do material. “A meta é atingir a marca de 70 a 100 máquinas no estado de São Paulo, com previsão de faturamento R$ 850 mil até o final de 2011”, diz Thiago.

Perfil da Estácio- Um dos maiores e mais conceituados grupos de ensino superior da América Latina, a Estácio atua há mais de 40 anos no país. A instituição possui cerca de 4 mil funcionários, um corpo docente de 7,5 mil professores e 210 mil alunos matriculados. Formada por 32 instituições de Ensino Superior, entre Universidades, Centros Universitários e Faculdades, está presente em 36 cidades de 17 estados do país e também no Paraguai. Com um total de 69 campi, a instituição oferece diversos cursos presenciais e a distância de Graduação Tradicional, Tecnológica e Licenciatura nas áreas de Ciências Exatas, Biológicas e Humanas, cursos de Pós-graduação lato sensu, cinco cursos de Mestrado e três cursos de Doutorado (Direito, Odontologia e Educação), avaliados com elevados conceitos de qualidade pelo MEC (Inep e Capes). A Estácio mantém parceria com a Ecole hôtelière de Lausanne (Hotelaria suíça), a Alain Ducasse Formation (Gastronomia francesa) e a Universidade de Coimbra (Direito em Portugal). Um dos principais diferenciais da Estácio é a oferta de material didático gratuito aos alunos. São capítulos integrais das melhores obras para cada disciplina e curso, com o pagamento dos direitos autorais devidos. A oferta do material didático foi viabilizada graças a uma parceria entre a Estácio e a Associação Brasileira de Direitos Reprográficos, que representa as maiores editoras do país. [www.estacio.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira