Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

14/06/2011 - 09:23

Manejo de resíduos sólidos desafia poder público, privado e sociedade

Socióloga Jussara Pires apresenta Política Nacional de Resíduos Sólidos na reunião-almoço da CIC.

Superior ao crescimento populacional, os resíduos sólidos representam um desafio para o poder público, iniciativa privada e sociedade brasileira. Com intuito de sensibilizar empresários de Caxias do Sul e região sob o assunto, a socióloga e coordenadora da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Jussara Pires, apresentou a Política Nacional de Resíduos Sólidos na reunião-almoço da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC) do dia 13 de junho (segunda-feira).

Entre os principais avanços que a lei de resíduos sólidos (12.305/10 – decreto 7404/10) deve promover, a palestrante citou a coleta sistematizada de lixo orgânico e seletivo em todos os municípios, a extinção dos lixões e a responsabilidade compartilhada, desde o momento da concepção dos produtos até o destino final dos resíduos. “O maior desafio é para o setor público, o comércio e os serviços. A indústria é bastante fiscalizada. Caxias do Sul está avançada nessa área, o que não condiz com a realidade nacional. Mas ainda há muitos passos a serem tomados pelo poder público para o aproveitamento de materiais e reciclagem de resíduos”, enfatizou.

Com relação à responsabilidade compartilhada os objetivos da lei são promover o aproveitamento de resíduos, reduzir a geração, incentivar a utilização de insumos de menor agressividade e maior sustentabilidade, estimular produção/consumo de derivados de reciclados e recicláveis e propiciar eficiências e sustentabilidade das atividades produtivas. A lei determina também que o município e as empresas fabricantes de agrotóxicos e resíduos, pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas fluorescentes, e afins, e produtos eletrônicos e seus componentes são responsáveis pela logística reversa obrigatória, ou seja, pelo recolhimento e destinação final dos resíduos.

Jussara comentou que a lei propõe a meta ambiciosa de acabar com lixões no país até agosto de 2014. Considerando a realidade brasileira, ela defende metas progressivas na área. “Precisamos construir soluções brasileiras para os problemas brasileiros”, resumiu a socióloga.

Conselho da Mulher apresenta candidata ao Glamour Girl 2011, Marina Heinen concorre ao título deste ano- Durante a reunião-almoço do dia 13 de junho (segunda-feira), a presidente do Conselho da Mulher Empresária/Executiva da CIC, Rosane Bender Demari, apresentou a candidata ao concurso Glamour Girl 2011. A estudante Marina Heinen, 15 anos, filha de Carlos e Roseli Heinen, representa o Conselho da Mulher no baile que ocorre no dia 9 de julho, às 22h, no Clube Juvenil, uma promoção da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Caxias do Sul.

Marina Heinen agradeceu o convite para representar a entidade e falou de sua alegria e disposição em representar o Conselho da Mulher da CIC e também em contribuir para o trabalho da Liga. [www.cic-caxias.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira