Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

11/08/2007 - 10:21

BID aprova US$ 20 milhões para o lançamento do Fundo de Energia Sustentável e Mudança Climática

O fundo dará apoio econômico e ambiental a opções energéticas sólidas na América Latina e no Caribe.

O Banco Interamericano de Desenvolvimento lançou hoje o Fundo de Energia Sustentável e Mudança Climática (Fundo SECCI), com uma contribuição inicial de US$ 20 milhões, para dar apoio econômico e ambiental a opções energéticas sólidas e respostas efetivas a mudanças climáticas na América Latina e no Caribe.

Esse fundo estimulará o aumento de investimentos em energia renovável, eficiência energética, desenvolvimento de biocombustíveis, financiamento de carbono e expansão das opções de energia sustentável. Iniciativas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em políticas e programas inter-setoriais na região também serão, em alguns casos, financiadas por esse fundo, ao lado do Fundo para Prevenção de Desastres do BID.

“A mudança climática é um problema do desenvolvimento”, disse a chefe da Unidade de Salvaguardas Ambientais do BID, Janine Ferretti. “O Fundo ajudará países da América Latina e do Caribe a enfrentar o problema da mudança climática e seus impactos em áreas econômicas e sociais importantes, como agricultura, água, saúde e biodiversidade, e a facilitar o acesso a fontes de energia economicamente factíveis e confiáveis.”

Os recursos financiarão, em âmbito nacional, o desenvolvimento e implantação de avaliações, análise da estrutura de políticas e assistência a reformas de políticas necessárias para o investimento em biocombustíveis, energia renovável e eficiência energética. Financiarão também atividades relacionadas a identificação e preparação de projetos e capacitação.

“O Fundo ajudará os países a levar em conta o risco de mudanças climáticas nas definições de programas nacionais e investimentos em projetos e aproveitará as novas oportunidades de financiamento de um crescente mercado de carbono internacional para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, ao mesmo tempo, proporcionar importantes benefícios de desenvolvimento”, acrescentou Ferretti.

As instituições que podem ter acesso ao Fundo SECCI do BID incluem ministérios governamentais, autoridades nacionais de mudança climática, órgãos de planejamento, empresas públicas e privadas, governos subnacionais, desenvolvedores de projetos privados, organizações não-governamentais e instituições acadêmicas e de pesquisa.

Para mais informações: Candidaturas e solicitações de informações devem ser enviadas a Juan Pablo Bonilla na sede do BID, em Washington, D.C., em [email protected].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira