Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

29/06/2011 - 10:12

Seminário no IVIG/COPPE/UFRJ discute recursos hídricos e mecanismos de mitigação de gases de efeito ESTUFA

Evento contou com a presença de representantes da área de meio ambiente de mais de dez estados brasileiros.

A realização de quatro estudos de campo (pequena central hidrelétrica, suinocultura, reflorestamento e aterros sanitários), onde os Projetos MDL possuem vínculos diretos com recursos hídricos, e a escolha dos temas de atuação que serão os fundamentos dos projetos da Sub-rede de Recursos Hídricos e MDL foram os principais assuntos abordados durante o 1º Seminário MDL-H20: Sub-rede de Recursos Hídricos e MDL, realizado pelo Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE/UFRJ), no dia 20 de junho, no Rio de Janeiro.

O encontro foi o pontapé inicial na construção da Sub-rede de recursos hídricos e MDL, vinculada à Rede Clima. O próximo seminário, no qual devem ser apresentados os resultados dos estudos de caso e os temas elencados no primeiro seminário, deve ocorrer em agosto desse ano. Um último encontro - previsto para acontecer ainda este ano, mas sem data definida -, fechará o ciclo de atividades para a estruturação da Sub-rede.

A proposta de criação da Sub-rede teve início com o desenvolvimento do Estudo do Potencial e de Restrições de Uso do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo nos temas de interesse da Gestão Recursos Hídricos no Brasil, criando iniciativas e apoiando ações que levem em conta os aspectos de mitigação, impactos, vulnerabilidade e adaptação, de modo a estimular a cooperação e a integração nacional entre grupos de pesquisa. Esse estudo é fruto de um convênio assinado pelo IVIG/Coppe/UFRJ com a FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos).

O seminário foi coordenado pelos professores Luiz Pinguelli Rosa e Marcos Freitas e contou com a presença de secretários estaduais e técnicos da área de Meio Ambiente e Recursos Hídricos dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, entre outros.

Rede Clima - A Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede CLIMA) foi instituída pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) no final de 2007 e tem como objetivo principal gerar e disseminar conhecimentos para que o Brasil possa responder aos desafios representados pelas causas e efeitos das mudanças climáticas globais. A economia brasileira tem expressiva base em recursos naturais renováveis, o que torna o país potencialmente vulnerável às mudanças climáticas, vulnerabilidade esta acentuada pelas disparidades regionais de desenvolvimento. A Rede CLIMA é constituída de uma Secretaria Executiva, no Instituto de Pesquisas Espaciais (INPE), e dez sub-redes temáticas, entre elas a sub-rede Mudanças Climáticas e Energias Renováveis, coordenada pelos professores Luiz Pinguelli e Marcos Freitas.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira