Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

06/07/2011 - 09:47

Cremação e meio ambiente


O Crematório Vaticano, primeiro em Santa Catarina, disponibiliza urnas biodegradáveis que podem ser plantadas ou jogadas ao mar sem poluir o ambiente.

Não é só em vida que devemos nos preocupar com o meio ambiente. Muitas pessoas não sabem, mas existe um líquido chamado necrochorume que é eliminado por restos mortais durante a decomposição e que contém uma alta carga tóxica com vírus e bactérias. Esses micro-organismos, em contato com o solo e o ambiente urbano, podem transmitir doenças como hepatite e tuberculose, entre outras. Por isso, a cremação além de acessível, também é uma alternativa sustentável. “O processo não polui o meio ambiente, os gases são analisados a cada seis meses por uma empresa terceirizada e as cinzas, além de não ocupar espaço no solo, também não são poluentes”, explica Mylena Cooper, sócia-diretora do Crematório Vaticano.

Em Santa Catarina, já é de 3% o numero de cremações realizadas anualmente. Os dados são do Crematório Vaticano, pioneiro no estado, que está instalado há quatro anos na cidade de Balneário Camboriú.

Para os familiares que esperam homenagear a vida de quem faleceu, o Vaticano disponibiliza rituais específicos. O Crematório oferece uma cerimônia com fotos e vídeos, chuva de pétalas sobre o caixão e uma revoada de cerca de 50 pombas ao final. Para aqueles que optarem por ficar com as cinzas, são oferecidas urnas funerárias que não agridem o meio ambiente. As urnas são biodegradáveis e hidrossolúveis, feitas de compostos orgânicos como papel reciclável, areia e tintas naturais. Essas substâncias se integram ao meio ambiente, dissolvem-se nas águas ou viram parte do solo. Elas podem ser colocadas no mar ou plantadas com sementes de árvores nativas, onde as cinzas funcionam inclusive como adubo para a planta. Além do material ecológico, as urnas são produzidas em diversos tamanhos.

Outra opção é a transformação das cinzas em diamante. O procedimento é realizado na Suíça e o Vaticano é o único crematório da América Latina que oferece este serviço. [www.crematoriovaticano.com.br].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira