Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

09/07/2011 - 07:25

Fundação Toyota do Brasil apoia o Projeto Expedição Pantanal


Grupo de estudiosos percorrerá a região a bordo de uma picape Hilux com o objetivo de identificar iniciativas sustentáveis realizadas na área.

A Toyota do Brasil, comprometida desde 1989 com o desenvolvimento de ações voltadas à preservação do Pantanal sul-mato-grossense, anuncia a ampliação das atividades promovidas na região, por meio da Fundação Toyota do Brasil, que apoiará o projeto Expedição Pantanal, criado pela ONG SOS Pantanal. A bordo de uma Hilux 4x4 SRV cabine dupla, uma equipe formada por técnicos ambientais, biólogos e jornalistas percorrerá o Pantanal para identificar, registrar e divulgar as práticas sustentáveis adotadas na localidade.

A partir do dia 10 de julho (domingo), a Expedição Pantanal mapeará as melhores práticas nas áreas de educação, saúde, turismo, meio ambiente e economia. O grupo contará ainda com a presença de chefes de cozinha, que terão a missão de estudar e documentar a culinária local.

A Hilux Expedição Pantanal viajará por 10 rotas diferentes que incluirão os pontos mais isolados da região. O primeiro percurso será iniciado no Refúgio Ecológico Caiman, na cidade de Miranda (MS), e passará pelas localidades de Nhecolândia, Passo do Lontra, Abobral, Curva do Leque e Estrada Parque. O término da jornada está previsto para o mês de dezembro e todos os detalhes serão registrados por um fotógrafo e uma equipe de filmagem.

O modelo, que desbravará os 160.000 Km2 de extensão do Pantanal, foi escolhido por combinar conforto, espaço interno, resistência e grande capacidade de carga na caçamba, características essenciais para enfrentar os desafios dos terrenos acidentados da região.

Resultados - A coleta de dados realizada ao longo da viagem ajudará a orientar estratégias para a proteção do Pantanal. Também vai possibilitar o diagnóstico de problemas sócio-ambientais e a criação de novos destinos ecoturísticos. Haverá ainda a elaboração de um guia de práticas sustentáveis, para divulgar as atividades promovidas pela população local, um documentário e um livro fotográfico sobre a região.

Os frutos da Expedição incluem também a geração de conteúdo informativo para websites, jornais impressos, revistas e canais de televisão, a recriação de receitas típicas da cozinha pantaneira e a publicação de mapas e guias turísticos.

“A Fundação Toyota do Brasil está muito orgulhosa por ampliar as atividades em prol da preservação do Pantanal. É necessário atrair a atenção da sociedade para esse grande patrimônio ambiental, que deve ser respeitado e protegido”, afirma Ricardo Machado Bastos, diretor-presidente da Fundação Toyota do Brasil.

Primeira iniciativa na região - O Projeto Arara Azul foi a primeira ação patrocinada pela Fundação Toyota do Brasil no Pantanal Sul-Mato-Grossense. A ação recebe o apoio da instituição desde 2009, embora já conte com a ajuda da Toyota desde a sua criação, em 1990. A iniciativa visa a proteção das araras azuis, aves ameaçadas de extinção nativas daquela região.

No total, são monitoradas aproximadamente 3 mil aves, que vivem em 364 ninhos espalhados por 47 fazendas pantaneiras. O apoio logístico para o monitoramento dos ninhos do projeto é feito com picapes Hilux, com tração 4X4, que permitem a locomoção da equipe de biólogos entre as regiões de preservação, onde as estradas são, em sua maioria, não pavimentadas.

O apoio da instituição possibilitou a construção do Centro de Sustentabilidade, na base do Instituto Arara Azul, em Campo Grande (MS). Além disso, a Toyota estimula atividades como workshops de conscientização ambiental, participação em eventos e congressos, além de ser a financiadora do website do Projeto.

Fundação Toyota do Brasil - Criada em abril de 2009, a Fundação Toyota do Brasil tem suas atividades focadas na preservação ambiental e formação de cidadãos. Além das novas iniciativas surgidas com a sua criação, a Fundação Toyota do Brasil também unificou e ampliou todas as ações de responsabilidade social já em andamento, que estavam sob a responsabilidade da montadora.

Um importante projeto conduzido pela instituição é o Toyota e a Mata Atlântica, realizado em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica. A iniciativa pioneira e multidisciplinar atua em diversas frentes para obter resultados efetivos na preservação e reflorestamento deste bioma.

A Fundação Toyota do Brasil também agrega as ações sociais implantadas e mantidas nas comunidades onde a empresa possui unidades, em Indaiatuba (SP), Guaíba (RS) e São Bernardo do Campo (SP). Estas iniciativas compreendem as áreas de educação, meio ambiente, cultura e saúde, entre outros, e contam com o apoio dos colaboradores como voluntários. [www.toyotaimprensa.com.br].

A Toyota do Brasil Ltda conta com mais de 3.200 colaboradores em suas unidades de Indaiatuba (SP), São Bernardo do Campo (SP), São Paulo (SP) e Guaíba (RS). Fundada em 1937, a Toyota Motor Corporation (TMC) é uma das fabricantes de veículos para passageiros e comerciais mais representativas do mundo. Com produção em 26 países e regiões e vendas em mais de 170 países, a empresa é detentora das marcas Toyota, Lexus, Daihatsu e Hino. A Toyota possui ações nas Bolsas de Valores de Tóquio, Nagoya, Osaka, Fukuoka e Sapporo (Japão), Nova Iorque (EUA) e Londres (Reino Unido) e emprega atualmente mais de 285.000 colaboradores em todo o mundo. [www.toyota.co.jp e www.toyota.com.br ].

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira