Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

12/07/2011 - 09:37

Honda estabelece a meta de reduzir emissões de CO2 em 30% até 2020

Nova meta foi estabelecida após o sucesso do programa de 2006, que gerou diminuição de 10% em quatro anos.

São Paulo – A Honda Motor Co. estabeleceu novas metas de emissões de CO2 para todas as suas unidades no mundo, em linha com a política de compromisso ambiental da empresa. Com a medida, a montadora pretende reduzir em 30% as emissões de CO2 de suas motocicletas, automóveis e produtos de força (geradores e motores de popa, entre outros) até o final de 2020, tomando como base os níveis do ano 2000.

A montadora japonesa já havia estabelecido, em 2006, a meta de reduzir em 10%, até o final de 2010, as emissões globais de CO2 de seus produtos, também em comparação com o patamar aferido em 2000. Este objetivo foi plenamente alcançado no ano passado.

Desde sua fundação, em 1948, no Japão, o compromisso da Honda tem sido atender as demandas da sociedade de forma sustentável. A empresa busca desenvolver tecnologias inovadoras para que seus processos produtivos e produtos sejam cada vez mais amigáveis ao meio ambiente. Em todo o mundo, as fábricas da marca praticam o programa Green Factory (Fábrica Ecológica), que atua em diversas frentes, como tratamento de efluentes, redução da geração de resíduos no processo produtivo e melhoria da eficiência no uso de energia.

Entre os produtos, a primeira motocicleta bicombustível do mundo, a CG Titan Mix; o FCX Clarity, automóvel movido a célula de combustível que emite apenas vapor d’água na atmosfera; os automóveis híbridos que utilizam como principal fonte de energia o motor a gasolina de baixa emissão de poluentes, auxiliado por outro elétrico; e as placas solares, que convertem energia da luz do sol em energia elétrica para uso doméstico ou industrial, são exemplos do empenho da marca com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis.

Ações e resultados no Brasil- No Brasil, a Honda conseguiu no período (2000 a 2010) uma redução de 42% no volume de CO2 gerado por carro fabricado em Sumaré (SP), e de 14% por motocicleta fabricada em Manaus (AM).

Para 2011, a meta da Honda para emissões, no caso das motos, é de 14,68 kgCO2/unidade produzida. Em 2010, a taxa ficou em 16,10 kgCO2/moto e, até maio de 2011, este valor foi reduzido para 13,09 kgCO2/moto, o que representa uma queda de 18%. No caso dos automóveis, a Honda fechou 2010 com 108 kgCO2/unidade, e, até maio de 2011, já conseguiu diminuir a taxa para 104 kgCO2/automóvel, o que representa uma redução de 3,70%.

As emissões de VOC (Compostos Orgânicos Voláteis) também fazem parte do conjunto de metas da Honda para reduzir as emissões atmosféricas ao longo de seu processo produtivo. Entre 2009 e 2010, a empresa instalou modernos sistemas para pintura de peças plásticas nas fábricas de motocicletas e automóveis, que permitiram uma redução de 9% nas emissões de VOC nas duas unidades.

As diversas ações para redução de impactos ambientais no processo produtivo fazem parte de um trabalho de Gestão Ambiental desenvolvido pelas unidades brasileiras que já somam investimentos de US$ 110 milhões nos últimos 12 anos.

Além de reduzir as emissões em seu processo produtivo, a Honda realiza esforços para reduzir as emissões também em todas as suas atividades administrativas e conscientizar colaboradores, concessionários, fornecedores e a comunidade do entorno de suas unidades sobre a importância do respeito ao meio ambiente, a partir de programas, eventos internos e externos, campanhas educacionais e parcerias com escolas e institutos.

Símbolo Ambiental Global- A Honda criou um slogan global para traduzir o compromisso da empresa com o meio ambiente: “Blue skies for our children. O objetivo da marca é ser a líder na área de tecnologias ambientais e de energia limpa.

O slogan global será usado nas atividades ambientais e de comunicação da Honda ao redor do mundo. A idéia é transmitir alegria e liberdade de mobilidade para as próximas gerações (our children), em uma sociedade sustentável, onde as pessoas possam aproveitar a vida (blue skies). [ http://world.honda.com/environment].

Perfil da Honda no Brasil – Presente no país desde 1971, quando começou a importar, e em seguida a produzir motocicletas em Manaus (AM), a Honda é atualmente a maior fabricante de motos do País e respeitada fabricante de automóveis e produtos de força. A atuação no mercado brasileiro de quatro rodas teve início em 1992, também por meio de importações e, a partir de 1997, com a produção nacional de automóveis no município de Sumaré (SP). Em 2011, a empresa atingiu as marcas acumuladas de 15 milhões de motocicletas e 900 mil veículos produzidos no país.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira