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13/07/2011 - 08:49

Ambev apresenta projeto socioambiental Brahma na comunidade

Iniciativa, que visa promover o engajamento e o desenvolvimento social de comunidade por meio do esporte, integra a plataforma de futebol da companhia para a Copa do Mundo.

A Ambev reforça sua atuação em ações de responsabilidade social e lança o “Brahma na Comunidade”, projeto que utiliza o futebol como agente de transformação socioeconômica em comunidades de baixa renda.

A iniciativa integra a Plataforma de Futebol da Ambev para a Copa do Mundo, que teve a companhia como sua primeira parceira brasileira. “A Ambev acredita no futebol como um fator de desenvolvimento humano nas comunidades. Queremos realizar iniciativas que criem benefícios concretos para o Brasil e para o nosso futebol”, afirma Marcel Marcondes, Diretor de Negócios do Esporte da Ambev.

Com atuação em cinco pilares – contribuições e reformas na infraestrutura dos campos de futebol da comunidade, implantação de ações de consumo responsável, desenvolvimento de atividades de lazer e cultura, programas de geração de renda e reciclagem–, o “Brahma na Comunidade” é lançado hoje a partir de um edital, disponível na página www.brahmanacomunidade.com.br.

O projeto, que terá a primeira edição no Rio de Janeiro, irá destinar em um ano o total de R$ 200 mil à comunidade vencedora. Para participar, os interessados devem elaborar ações que utilizam o campo de futebol como local para geração de renda e desenvolvimento de atividades de lazer e cultura. Os demais pilares – consumo responsável, reciclagem e infraestrutura – receberão todo o suporte da Ambev.

As inscrições devem feitas no portal até 28 de agosto e os resultados serão divulgados até 02 de outubro. O vencedor será definido por uma equipe de jurados especializados no setor.

Além disso, a Ambev assinou hoje um protocolo de intenções com a secretária de Esporte e Lazer do Rio de Janeiro, Marcia Lins, para implementar projetos esportivos em UPP, que prevê reformas de campos de futebol e patrocínios a torneios de base.

O Brahma na Comunidade- Para promover a integração da sociedade por meio do esporte, o campo de futebol da comunidade receberá reformas de infraestrutura, como terraplanagem, pintura do entorno e instalação de traves. Uma tela de projeção será instalada para apresentações de cinema, cursos e partidas de futebol. Além do telão, atletas dos clubes patrocinados pela Brahma serão convidados para ministrar palestras e haverá clínicas esportivas para os moradores da comunidade.

Também serão realizados projetos de reciclagem. Pontos de entrega voluntária serão projetados para receber e armazenar adequadamente plásticos, papel, metal e vidro recicláveis, que serão retirados pela indústria recicladora parceira da Ambev ou doados para uma cooperativa do entorno do campo.

Outro pilar do “Brahma na Comunidade” é a difusão de mensagens de consumo responsável na comunidade. Jogos, dinâmicas e atividades lúdicas ligadas ao tema serão realizados em eventos de engajamento, além de campanhas de prevenção por meio de cartazes nos bares e placas de sensibilização no campo.

Visando contribuir com a inclusão no mercado de trabalho e o estímulo ao empreendedorismo, a comunidade selecionada pelo edital irá desenvolver, em parceria com instituições especializadas, um projeto de educação ligado à geração de renda dedicada aos moradores da comunidade.

“O projeto Brahma na Comunidade está totalmente alinhado com as ações sociais da Ambev e a Plataforma de Futebol, que tem como prioridade oferecer benefícios concretos e permanentes para o Brasil e ao futebol, realizando iniciativas que visam desenvolver o futebol e deixar um legado socioambiental ao país”, completa o executivo.

Ações sociais no futebol- Para promover e incentivar o consumo responsável de bebidas alcoólicas, a Brahma realiza campanhas com o lema "a regra é clara: menor de idade não pode beber". Cafu transmite a mensagem de responsabilidade social e estimula os pais a adotarem uma atitude consciente com os filhos, orientando para a obrigatoriedade do produto ser vendido somente para maiores de idade.

A Ambev possui ainda parceria com a Fundação Cafu, Fundação Gol de Letra e com o Instituto Bola pra Frente, projetos idealizados por jogadores campeões do mundo que visam contribuir, por meio do esporte, para a educação de jovens de comunidades carentes, e com mais outras oito ONGs espalhadas pelo Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

Para incentivar ainda mais o futebol nas comunidades, a marca realiza há quatro anos, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e da Federação Paulista de Futebol, o Campeonato Paulista de Futebol Amador – a Taça Brahma - que se consolidou como um importante incentivo ao futebol de várzea do país. O projeto reuniu 128 times de São Paulo e região metropolitana.

Este ano, o campeonato chegou pela primeira vez a Pernambuco e Bahia. Em Pernambuco, contou (conta) com a participação de oitenta times. O vencedor irá representar o Brasil no "Global Beer Champion", campeonato amador mundial, organizado pela AB InBev que acontece durante a Copa América, e disputado no estádio "La Bombonera", em Buenos Aires. Na Bahia, o campeonato acontece este mês e conta com a participação de 24 clubes amadores em 10 campos de futebol das comunidades da cidade. A competição acontece até 04 de setembro.

Iniciativas socioambientais - Em linha com o seu Programa de Consumo Responsável, criado em 2003, a Ambev lançou, em 2010, o Programa Jovens de Responsa. Trata-se de uma parceria com dez organizações não-governamentais em São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador cujo objetivo é desenvolver ações que visam prevenir o uso abusivo do álcool e inibir o consumo por menores de 18 anos.

O Jovens de Responsa é direcionado principalmente aos jovens de baixa renda, às mães e também aos comerciantes das localidades onde as ongs Casa do Zezinho, Central Única das Favelas (CUFA), Cidade Escola Aprendiz, Cipó, Fundação Gol de Letra, Instituto Bola pra Frente, Instituto Crescer, Projeto Axé, Viva Rio e UNAS atuam. Por meio do programa, a companhia espera encontrar iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais.

O desenvolvimento dos projetos em cada comunidade é acompanhado de perto pela Ambev, que organiza regularmente workshop com as ONGs para que todas partilhem as ações que estão executando e assim, possam trocar experiências.

A Ambev também apoia o programa Reciclagem Solidária, criado há oito anos em parceria com a ONG Ecomarapendi (por meio da Recicloteca), e o Compromisso Empresarial para a Reciclagem (Cempre).

O Reciclagem Solidária oferece ferramentas para o desenvolvimento de cooperativas de catadores de todo o país e tem como objetivo melhorar as condições de trabalho e renda dos cooperados, além de fomentar a reciclagem de materiais. Um dos resultados do programa é a BrasilPET, uma das maiores empresa de coleta e reciclagem de PET do Brasil.

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