Página Inicial
PORTAL MÍDIA KIT BOLETIM TV FATOR BRASIL PageRank
Busca: OK
CANAIS

15/08/2007 - 09:31

British Council organiza série de sete cafés scientifiques sobre mudanças climáticas

Aquecimento global é tema prioritário da organização Britânica este ano.

Conscientizar o grande público – e os jovens em particular – sobre a importância da questão das mudanças climáticas. Esse é o foco da série de sete Cafés Scientifiques que o British Council organiza a partir do dia 30 de agosto, quando o tema será “Créditos de Carbono”. As demais etapas (listadas abaixo) serão realizadas até fevereiro de 2008. O Café Scientifique é transmitido ao vivo através de vídeo conferência para que jovens de diversas cidades e países possam interagir, em tempo real, inclusive, com outras culturas.

“Essa questão das Mudanças Climáticas é de grande importância para British Council, e é a área onde estamos investindo fortemente este ano, seja no Brasil ou nos demais países onde temos escritórios. Por isso, criamos essa série especial sobre o tema, para que jovens de diversas partes do mundo possam trocar experiências sobre um assunto tão importante para todos”, explica Daniella Padula, diretora de Operações do British Council Rio de Janeiro e gerente do Projeto de Mudanças Climáticas.

A série de sete Cafés Scientifiques está dividida em duas fases. Quatro edições acontecerão da forma tradicional, com estudantes selecionados ou jovens profissionais da área que debaterão sobre os temas: Créditos de Carbono (dia 30 de Agosto), Mudanças Climáticas e as Escolas (dia 3 de Outubro), Energia ‘limpa’ para o desenvolvimento (dia 8 de Novembro) e Biocombustíveis (que acontece no final de novembro).

Os outros três Cafés terão alcance ‘global’ e incluirão países fora do eixo Brasil - Reino Unido. Nessa fase, um mesmo público discutirá os seguintes assuntos: Mudanças Climáticas e Ações Comunitárias, com participação de jovens em Recife e que servirá como ensaio e preparação para o grande debate ‘global’ com Índia e Moscou (dia 20 de Setembro), Mudanças Climáticas e Direitos Humanos, com participação de Recife, Edimburgo e Nova Deli, na Índia (dia 30 de Outubro), e Mudanças Climáticas e Globalização, entre Edimburgo, Recife, Nova Deli e Moscou, na Rússia (em Fevereiro de 2008).

Créditos de carbono: há crédito nisso? Este é o tema do primeiro Café Scientifique que acontece entre Rio, Recife e Manchester, na Inglaterra, em 30 de Agosto, às 10h (horário de Brasília).

Do Rio e em Recife participarão jovens profissionais, da graduação à pós-graduação e estudantes de diferentes áreas, mas que tenham interesse no assunto sobre os créditos de carbono que cada país tem disponível para usar (detalhes abaixo). Em Manchester participará o especialista no assunto, Kevin Anderson, gerente do Tyndall Centre no Reino Unido para pesquisas em Mudanças Climáticas. Ele falará sobre as reduções de gases, sua eficiência e efetividade; sobre a opção de adotar a energia renovável no Reino Unido, seus obstáculos e benefícios; assim como questões do transporte para o aquecimento global, particularmente sobre os efeitos da aviação e o suprimento de energia, sua demanda e como fazer isso respeitando o meio ambiente e questões técnicas e econômicas.

Breve histórico do Café Scientifique - O Café Scientifique é um evento que teve início em 1995 em Paris. Começou como um encontro em cafés da cidade, em que eram debatidos temas científicos e de pouco conhecimento do grande público. O objetivo era debater com o público freqüentador destes cafés. A idéia foi absorvida pelo British Council em 2004, quando houve a primeira edição do Café Scientifique no Brasil, mas de forma adaptada, acontecendo em locais fechados, mas sempre utilizando a Video Conferência para unir diferentes cidades e até países em um mesmo debate. Objetivo do British Council é sempre atingir o público jovem nestas discussões para popularizar o tema ‘ciências’ e mostrar que a ciência em si não é tão complexa e pode ser compreendida por todos.

O British Council é a organização internacional do Reino Unido para Educação e relações culturais. Busca estabelecer a troca de experiências e fortalecer laços que resulte em benefícios mútuos entre o Reino Unido e os países onde está presente atuando em: Educação, Lingua Inglesa, Ciências, Arte, Governança e Direitos Humanos. O British Council está presente em 223 cidades e 109 países. Seus principais parceiros incluem governos, organizações não-governamentais e instituições privadas. O British Council é uma organização apolítica que trabalha com o governo britânico e busca promover oportunidades iguais a todos. No Brasil, tem escritórios em Brasília, Rio de Janeiro, Recife e São Paulo. | www.britishcouncil.org.br.

Enviar Imprimir


© Copyright 2006 - 2024 Fator Brasil. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Tribeira